DestaquesParaíba

Adquira os livros Caderneta de Fiado, Santana do Congo, Ciço de Luzia, Eita Gota! de Efigênio Moura

EFIGENIO-MOURAcico-300x170 Adquira os livros Caderneta de Fiado, Santana do Congo, Ciço de Luzia, Eita Gota! de Efigênio MouraFilho de alagoano de Pindoba e pernambucana de Lajedo, Efigênio Moura é paraibano da cidade de Monteiro. Neto de poeta e Radialista alagoano, herdou do avô a força das frases, feitas em momentos de observação e descontração. A verve que o acompanha desde cedo tem DNA incrustado entre Pindoba, Palmeira dos Índios e Viçosa em Alagoas e Monteiro e outras regiões do Cariri Paraibano, onde fez vasta pesquisa do que por ali ocorreu, tendo como referência fontes vivas com seus causos e paisagens naturais.

Efigênio é formado em Marketing Estratégico pela Faculdade Paraibana de Processamento de Dados (FPPD), trabalhou em diversas emissoras de rádio de nosso Estado

6a6b538fcf-225x300 Adquira os livros Caderneta de Fiado, Santana do Congo, Ciço de Luzia, Eita Gota! de Efigênio Moura

CADERNETA DE FIADO

(Lattus, 2015)

ROMANCE

A vida nem sempre paga o que deve. Em cima dessa verdade, cria-se Caderneta de Fiado, livro que começa no interior de Alagoas (Pindoba) e tem a maior parte de seu curso no interior da Paraíba (Taperoá). Conta as contas devidas e não pagas a Zéfa, morena prendada que sofre desilusões ao tentar encontrar a pessoas certa para sua vida. O cenário maior é o Cariri paraibano. Escrito na primeira e terceira pessoa, o livro tem 21 pedaços e conta com saudosismo, Taperoá de antigamente.

A fé do alagoano de Pindoba em São Sebastião e Padre Cicero, do taperoanse em Senhora da Conceição e Frei Damião- o livro traz inclusive o frade capuchinho como personagem real da trama-, é como se fosse Taperoá de ontem com os elementos de hoje. É como o autor imagina Taperoá do futuro, com as mesmas disputas políticas, a cultura em evidencia e o Beco de Alfeu revitalizado.

É esse o enredo do novo livro do escritor de paraibano Efigênio Moura, intituladoCaderneta de Fiado (Lattus, 464 págs.) Prefácios de Maciel Melo, cantor e compositor pernambucano e de Luciano Justino, professor paulistano da Uepb.

 

5963288293 Adquira os livros Caderneta de Fiado, Santana do Congo, Ciço de Luzia, Eita Gota! de Efigênio MouraEita Gota! (Uma Viagem Paraibana)

(1ª e 2ª edições: Editora UFPB 2009/2010.    3ª edição: Selo Latus 2012)

Comédia Romanceada.

Tendo como referência a paisagem do Cariri e boa parte do estado paraibano, o livro conta a estória de Das Neves, monteirense da Rua dos Pereiros, que leva seu neto para pagar uma promessa na Basílica de Nossa Senhora das Neves.
A subida da ladeira da Borborema parece ser a única complicação em que Das Neves e seu neto se metem. Depois de cumprido o compromisso, eles voltam para Monteiro, no quase final do Cariri paraibano. Juntam-se a Horácio, Flora e Quitéria e dentro de uma veraneio ano 1973, toda irregular, assim como o motorista, Seu Agripino, fazem a viagem de volta.
É quando eles passam por todas as situações de quem já viajou em transporte alternativo, vivendo momentos de fortes emoções, com amores cruzando a estrada, confusões estourando a qualquer momento, muito humor e muito ufanismo, sempre retratando a poesia que se assopra pelo vento frio e poeirento da região. Eita Gota! conta ainda, de forma resumida, a origem de algumas cidades por onde passa o carro de Seu Agripino, misturando personagens reais e fictícios em cenas de humor e forte emoção.

5a6dd80c70 Adquira os livros Caderneta de Fiado, Santana do Congo, Ciço de Luzia, Eita Gota! de Efigênio Moura

Ciço de Luzia:

(1ª Edição Selo Latus 2010- 1ª Reimpressão Selo Latus 2013)

Romance

O livro conta a estória de amor de Ciço Romão (nome herdado do padroeiro e padrinho) e Luzia. Ele é um trabalhador da Fazenda Macaxeira, situada no Cariri Paraibano, de propriedade de Zé Vando. Batalhador, honesto, humilde e respeitador, Ciço nutre uma paixão possível pela filha do patrão. Ela, única filha de Zé Vando e Dona Judith, é uma moça ingênua, meiga e prendada. No desenrolar do namoro escondido acontecem encontros e desencontros: ciúme, provocações, descobertas e obstáculos por que passa o casal. Ambientada nos anos 70, a narrativa explora as sensações entre os personagens, cujos diálogos são quase todos no ‘matutês’, reproduzindo uma característica de alguns nativos do Cariri e Sertão paraibano. Para melhor entende-los, depois de cada capítulo o leitor encontrará um pequeno glossário, com o significado das palavras ditas pelos personagens.

d2eaa1e9a4 Adquira os livros Caderneta de Fiado, Santana do Congo, Ciço de Luzia, Eita Gota! de Efigênio Moura

SANTANA DO CONGO

(Edições Alumiar, 2013)

Comédia romanceada

O cenário é o Cariri paraibano. E o protagonista, Késsy Jones, é destinado pela vida a procurar o pai. Por isso segue para a Festa de Santana, padroeira da cidade do Congo, atrás da linhagem paterna. Durante a procura, se perde e se encontra em promessas, procissões, festas e tradições nordestinas. Basicamente é esse o enredo do novo livro do escritor de Monteiro Efigênio Moura, intitulado Santana do Congo (Edições Alumiar 220 págs.)

O livro é uma comédia romanceada com tom nordestino. De acordo com o escritor, a obra é uma busca. Késsy Jones (nada a ver com Cassi Jones de Lima Barreto) tem uma fixação: encontrar o pai que ele julgava ser artista circense. Daí, o circo ser motivo para toda aproximação dele e qualquer instrumento relacionado ao circo ele imaginava o pa. Foi assim que encontrou a mulher de sua vida, Fatinha de Zé Triango. O livro foi editado pelas Edições Lumiar, do Centro Cultural do Cariri (Cuca).

Em Monteiro você pode adquirir na Casa Progresso ou pelo Site: http://www.efigeniomoura.com.br/

Adquira aqui os livros Eita Gota! (uma viagem paraibana), Ciço de Luzia, Santana do Congo e Caderneta de Fiado, camisetas e brindes diversos da obra do escritor paraibano caririzeiro, Efigênio Moura.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar