Diversas

Alunos do JEPP de Monteiro participam de programação com estilista Ronaldo Fraga

Alunos-do-JEPP-de-Monteiro-participam-de-programação-com-estilista-Ronaldo-Fraga-4-602x400 Alunos do JEPP de Monteiro participam de programação com estilista Ronaldo Fraga

Na cidade de Monteiro, dezenas de artesãs do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) começaram, desde segunda-feira (4), a participar de uma série de oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga. As oficinas vão até sexta-feira (8) e fazem parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para ampliar a comercialização da renda renascença, símbolo da região do Cariri paraibano.

Com o intuito de que este trabalho artesanal “renasça”, os alunos do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Sebrae, também estão tendo a oportunidade de participar de todas as oficinas programadas para acontecer durante esta semana em Monteiro.

“Este vai ser um laboratório onde os jovens poderão ter contato com Ronaldo Fraga este estilista renomadíssimo, além do artista plástico Flavio Tavares, com a cultura de ontem e a modernidade de hoje, o que é um dos princípios apontados pelo JEPP. Dentro desta experiência, acreditamos que os jovens talentos possam surgir florescer e renascer a renda renascença”, comenta Patrícia Barros, coordenadora do JEPP em Monteiro.

O Sebrae quer preparar estes alunos para receber o legado da cultura onde em sua maioria é executada por pessoas de idade, e com esta parceria com o Estado, nossos cinco alunos do JEPP da Escola Lauriceia que já tem um caminho apontado para a área de design, poderão ter mais uma opção em seu longo futuro, conforme aponta Patrícia Barros.

“Nossa avaliação deste momento é no sentido da retomada do projeto na cidade, já que Monteiro é celeiro do artesanato de renda renascença, temos aqui pessoas que participaram do ciclo anterior e nossos adolescentes participam da nova etapa. É um momento de grandes investimentos e oportunidades, seja no sentido de lapidar a habilidade em desenho e também uma imersão para que eles possam ter contato com o artista e absorver a maior quantidade de conhecimento possível. Os alunos estão achando esta experiência maravilhosa e vão ficar até a sexta bebendo da fonte”, diz Patrícia.

A coordenadora ainda informa que os desenhos para a nova coleção da renda renascença contarão com a contribuição dos alunos, os futuros designers da cidade.
Ronaldo Fraga é considerado um dos maiores estilistas do País e além de ter marca registrada, Fraga tem um trabalho reconhecido internacionalmente por atuar na aculturação de design e desenvolver projetos de geração de renda. As oficinas ministradas pelo estilista para as rendeiras caririzeiras são inspiradas na obra do artista plástico Flávio Tavares, paraibano reconhecido internacionalmente.

No momento da abertura do evento, o estilista Ronaldo Fraga falou da expectativa para as oficinas. “Vamos fazer um produto de excelência, que vai gerar renda e, ao mesmo tempo, algo que ninguém tira delas: a autoestima”, disse. As oficinas são realizadas por meio de parceria do Governo do Estado com os municípios e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as mais Recentes

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar