BrasilDestaques

Bolsonaro cumpre agenda hoje em PE, São José do Egito e Sertânia estão na rota

xbolsonaro-2911.jpg.pagespeed.ic_.XAEwpnxzrv Bolsonaro cumpre agenda hoje em PE, São José do Egito e Sertânia estão na rota

O Sertão do estado foi mais uma vez a região escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para marcar uma nova passagem dele por Pernambuco. Hoje, às 10h, ele desembarca no município de São José do Egito, onde irá participar da inauguração da segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Também estão no roteiro presidencial a cidade de Sertânia e um sobrevoo à Barragem de Ingazeira, também na região.

Apesar do caráter oficial da viagem, o convite da solenidade não chegou ao Palácio do Campo das Princesas, o que justificará a ausência do governador Paulo Câmara (PSB) no evento. Segundo a assessoria do gestor, o governo do estado recebeu apenas um comunicado, mas informando a vinda de Rogério Marinho para uma visita às obras da transposição do Rio São Francisco. Nesse caso, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, foi designada para acompanhar a passagem do ministro no estado.

Vale salientar que Paulo Câmara faz parte do grupo de governadores que estão no bloco de oposição ao governo de Jair Bolsonaro. O gestor, assim como seu partido, o PSB, tem feito várias críticas à forma como o presidente comanda o país, mais recentemente, à questão do combate à Covid-19 que, na avaliação do socialista, não recebeu o tratamento merecido por parte do governo federal.

Nesta viagem a Pernambuco, inclusive, Jair Bolsonaro também fará uma visita ao Ramal do Agreste, em Sertânia. A obra, que irá viabilizar o completo funcionamento da Adutora do Agreste, também protagoniza um impasse entre os governos estadual e federal. Isso porque na gestão de Bolsonaro o ramal, que ainda não havia saído do papel, passou a receber recursos federais para execução da obra, mas em um volume bem maior que os destinados à adutora, que sempre sofreu com atrasos nos repasse da verba. Uma situação que incomodou o governo do estado, uma vez que os dois empreendimentos precisam ficar prontos ao mesmo tempo.

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional, a estrutura do Sistema Adutor do Pajeú abastecerá quase 100 mil pessoas com a água proveniente do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Ainda segundo o órgão, essa etapa do empreendimento recebeu mais de R$ 245 milhões do governo federal, por meio do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).

Logo após a inauguração do sistema, está previsto para as 11h, uma visita às obras do Ramal do Agreste, em Sertânia (PE). A estrutura, que também será receptora das águas do Eixo Leste, está com 70,6% de execução. No último compromisso na região, as autoridades sobrevoarão a Barragem de Ingazeira, também localizada na região do semiárido.

JORNAL DO COMERCIO

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar