Cidades

Boqueirão abre as comportas e passa a abastecer Acauã

Boqueirão-abre-as-comportas-e-passa-a-abastecer-Acauã-300x225 Boqueirão abre as comportas e passa a abastecer AcauãAs comportas do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano, foram abertas nesta quinta-feira (22) e passam a abastecer a barragem de Acauã, em Itatuba, por meio do rio Paraíba. A medida busca evitar o colapso de água em 14 municípios da região, abastecidos pela barragem.

A autorização para abertura das comportas foi autorizado pela Agência Nacional das Águas (ANA), no dia 7 de março e executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

De acordo com a resolução publicada na edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba, a barragem de Acauã deve receber 4,8 milhões de metros cúbicos de água do açude Boqueirão. O documento também destaca a permissão de abertura da comporta a partir da data da publicação da resolução pelo governo. A medida tem validade até o dia 30 de junho. O objetivo é assegurar durante esse período, a continuidade do abastecimento de água para população pelo sistema de Acauã.

A resolução também define para Aesa, o trabalho de monitoramento diário da vazão da água no Rio Paraíba, no trecho do açude Boqueirão até Acauã, incluindo ainda, a execução de ações de fiscalização relacionadas ao uso de recursos hídricos do afluente.

De acordo com o presidente da Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, a abertura da comporta não prejudicará a população de Campina Grande e das outras 18 cidades que são abastecidas por Boqueirão. “Nós temos segurança hídrica em Campina e região. Esta segurança é dada pelo volume em Boqueirão e também pela quantidade de água que estamos recebendo da transposição. Em média está chegando 4 metros cúbicos por segundo e nós estamos gastando apenas 2,3 metros cúbicos por segundo. Desta forma, não há com o que se preocupar”, explicou.

Obras em Boqueirão

Nesta quinta-feira (22), de acordo com a Aesa, o açude de Boqueirão acumula 68,39 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 16,61% de sua capacidade total. O Coordenador DNOCS, Alberto Gomes, informa que está concluindo a obra de recuperação e modernização da barragem de Boqueirão com um mês de antecedência. A solenidade de inauguração das obras está marcada para as 11h deste sábado (24).

JP

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar