Mundo

Burro mais inteligente do mundo encanta a internet ao abrir cerca

Burro-1-310x245-1-300x237 Burro mais inteligente do mundo encanta a internet ao abrir cerca

O burro é o animal símbolo da ignorância desde a Grécia antiga. Documentos históricos de 600 a.C. retratam o animalzinho como incapaz de aprender e muito teimoso. Histórias de Esopo e La Fontaine só ajudaram a cristalizar a má fama do Equus africanus asinus.

Mas um vídeo que já teve mais de 700 mil compartilhamentos em pouco mais de 48h mostra que a reputação é injusta. O filme é estrelado por Oreste, um astuto exemplar da espécie que abre uma cerca com a boca para evitar a fadiga de pular.

Ao contrário do que reza a sabedoria popular, o burro é um animal deveras inteligente. Pesquisa sugere que eles, assim como as suas parentes mulas, têm mais desenvoltura para resolver problemas e são menos teimosos que os cavalos.

“Isso que acontece no vídeo é relativamente comum“, diz André Cintra, médico veterinário especializado em comportamento de equinos.

“Crescemos ouvindo que os animais são seres irracionais. Mas o burro, por observação de um humano abrindo a porteira, pode ter aprendido como fazer. E o equino, especialmente se for uma animal mais jovem, tem uma capacidade cognitiva fantástica por observação. Ele vê, ele copia”, afirma.

Segundo o veterinário, os burros têm capacidade de memorização superior à dos cavalos. E essa, talvez, seja a causa da má fama.

“Se o muar tropeça em um buraco, nunca mais vai querer passar por aquele ponto, porque não esquece. Hoje, você quando estuda comportamento animal, vê que é uma memória prodigiosa. Antigamente, falava: ‘Nossa, que burro teimoso’!”

Veja

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar