CidadesDestaques

Cagepa começa a testar adutora do Cariri para reativar sistema na Paraíba

adultora-do-cariri-300x218 Cagepa começa a testar adutora do Cariri para reativar sistema na Paraíba

Quase totalmente desativada por causa da crise hídrica, a adutora do Cariri paraibano voltou a ter vazão de água regular liberada de Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). A medida foi tomada depois de uma melhora no volume do açude de Sumé, que faz parte do sistema integrado da adutora. Na segunda-feira (29) a água já chegava a cidade de Serra Branca.

De acordo com a Cagepa, a diretoria do órgão está definindo um novo cronograma para o abastecimento de algumas cidades do Cariri com a água do açude de Sumé.

“O sistema está sendo religado como forma de teste para a adutora que estava há um tempo parada. Com o reativamento, podem surgir alguns problemas de rompimento ou vazamento e a intenção é já ir fazendo os reparos necessários para que tudo volte ao normal”, explicou o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes.

Na cidade de Serra Branca, por exemplo, o sistema já atuava com grande precariedade desde o segundo semestre de 2016. Depois do último mês de fevereiro, a água já não chegava a todos os pontos da cidade e a população começou a precisar ser abastecida através de carros-pipa.

A reativação do sistema está sendo possível depois de uma leve melhora no volume de água do açude de Sumé, após a ocorrências de chuvas na região do Cariri paraibano. Esses sistema que começou a ser testado leva água para a população das cidades de Sumé, Monteiro, Serra Branca, Livramento, Parari, São José dos Cordeiros e Gurjão.

Chuva aumenta volume de açude em 11 vezes
Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), no dia 14 de março, o açude que tem capacidade para armazenar 44.864.100 m³ de água, mas estava com apenas 212.000 m³, o que correspondia a 0,4% do volume total. Após as chuvas, o volume aumentou e nesta quarta-feira (29), o manancial está com 1.991.762 m³ de água, o equivale a 4,4%.

g1pb

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar