Cidades

CDSA testa drone para uso em sensoriamento remoto de baixa altitude

timthumb-3-300x218-1-300x218 CDSA testa drone para uso em sensoriamento remoto de baixa altitude

Foram executados vôos de teste do primeiro drone montado no Laboratório de Automação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Desenvolvido com as mais modernas tecnologias de sensoriamento, processamento de informações e comunicação, ele integrará o Sistema de Pilotagem Remoto de Aeronaves (RPAS em inglês) a ser aplicado em sensoriamento remoto de baixa altitude.

Os drones, ou VANTs (veículos aéreos não tripulados) tem sido objeto de crescente interesse nas mais diversas áreas. Inicialmente criados com objetivos militares, esses veículos se popularizaram e agora se tornam uma realidade cada vez próxima.

O foco das pesquisas desenvolvidas pelo laboratório são o monitoramento de impactos ambientais, agricultura e zootecnia de precisão a partir de fotografias de alta resolução em vários formatos, como infra-vermelho e térmicas. Atualmente, essas imagens são obtidas a partir de satélites ou aviões, o que as torna limitadas e de alto custo.

Outras aplicações que serão pesquisadas são o transporte de medicamentos e pequenos itens para regiões de difícil acesso ou em situações emergenciais.

O Laboratório de Automação está ligado a Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento (UATEC) e dá suporte a aulas nos cursos de Engenharia de Biossistemas e Engenharia de Produção. A coordenação é do professor Rômulo Augusto Ventura Silva.

 

De Olho no Cariri

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar