Mundo

‘Coletes amarelos’ voltam a protestar na França

000_1b25s2_0-1 ‘Coletes amarelos’ voltam a protestar na França

A França amanheceu com protestos pontuais dos chamados “coletes amarelos”, mesmo após as concessões do governo anunciadas na semana passada. Mas a adesão às manifestações neste sexto sábado consecutivo é fraca, e a mobilização perde força.

De acordo com a agência France Presse, houve um protesto em Ventimiglia, na fronteira com a Itália, e pequenos grupos se reuniram na frente da Ópera de Paris e na avenida Champs Elysées, o epicentro das manifestações anteriores. Mas a situação era tranquila, com a presença discreta de policiais.

Os cafés e restaurantes da Champs Elysées se preparavam para receber os clientes. A polícia pediu aos estabelecimentos comerciais parisienses que “mantenham a vigilância”, em um dia muito importante para as compras de Natal. Alguns “coletes amarelos” preveem “ações econômicas”, incluindo o bloqueio de centros comerciais.

Uma manifestação foi convocada para o Castelo de Versalhes, que fica 20 km ao sudoeste de Paris e recebe milhões de turistas a cada ano. Como precaução, o prefeito do departamento de Yvelines, Jean-Jacques Brot, ordenou o fechamento do local.

Manifestações também estavam previstas em Lyon, Toulouse, Orleans e na Bretanha.
A incógnita das manifestações deste sábado é o número de participantes. Desde o auge em 17 de novembro, com 282 mil manifestantes, a mobilização não para de cair: em 24 de novembro foram 166 mil pessoas, nos dias 1 e 8 de dezembro 136 mil e na semana passada 66 mil.

A 10ª vítima fatal ligada às manifestações dos “coletes amarelos” foi registrada nesta sexta, quando um motorista bateu em um caminhão que estava parado em um ponto de bloqueio em uma rodovia perto de Perpignan, sul do país.

G1

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar