Cidades

Consciência Negra tem ações de saúde, música e rodas de conversa na capital

negros-negritude-diversidade-religião-cultura-300x201 Consciência Negra tem ações de saúde, música e rodas de conversa na capital

Ações de saúde, rodas de conversa e música estão entre as atividades desenvolvidas em João Pessoa nesta terça-feira (20). As atividades fazem parte da programação do Dia da Consciência Negra, celebrado hoje. O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente em 2011 pela Lei Federal 12.519 e foi escolhido para coincidir com a data provável do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1695.

O dia 20 de novembro é feriado em cinco estados e em mais de mil municípios, por força de decretos e de leis estaduais e municipais. Veja abaixo algumas atividades relacionadas a data realizadas na capital.

Ações de saúde em comunidade quilombola

Atendimentos médicos, odontológicos, práticas integrativas e atividades culturais estão previstas em uma ação de saúde coletiva, que será realizado hoje a partir das 13h na sede da associação da comunidade quilombola de Paratibe, na Zona Sul da capital.

Além disso também haverá uma palestra sobre anemia falciforme, uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, muito característica na população negra, e cuidados com recém-nascidos de pessoas com a síndrome.

Rodas de conversa

Duas escolas municipais de João Pessoa foram selecionadas para receber oficinas sobre racismo e intolerância religiosa. A primeira ocorrerá na quarta-feira (21), para os alunos do oitavo ano da Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira, às 9h.

Já no dia 22 é a vez dos alunos da Escola Augusto dos Anjos, no bairro do Cristo. A ação é promovida pela Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Concerto Consciência Negra

O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), do Governo do Estado,  preparou duas atividades gratuitas que serão realizadas na terça-feira (20) e quarta-feira (21).  Na terça, o Maestro convidado Letieres Leite, fará uma palestra aberta sobre a música de matriz africana às 10h, no Casarão dos Azulejos.

Na quarta-feira (21) os alunos do Prima realizarão um concerto, às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. O repertório será composto por composições que tratam da cultura e história da negritude, como: Oh Happy Day, Hino da África do Sul, Gritaram me Negra, Floresta Negra, Honra ao Rei, entre outras canções.

Além dos 60 alunos do Programa, a apresentação contará com a participação especial do Maestro Letieres Leite, da Orquestra Rumpilezz, da Bahia.

Semana da Consciência Negra no IFPB

A partir desta terça-feira (20) até o dia 28 de novembro, o Departamento de Articulação Pedagógica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizará um série de atividades no campus João Pessoa. A iniciativa tem o objetivo de discutir temas como feminismo negro, direitos humanos, cultura africana e racismo. Além de palestras, o evento também contará com apresentações culturais, minicursos, exibição de filmes, culinária africana e a posse dos membros eleitos para o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPB.

Novembro Quilombola

O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba sediará audiência e lançamento do relatório da pesquisa ‘Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil (2018)”. O evento será realizado em 6 de dezembro de 2018, no auditório do MPF, em João Pessoa, e terá a presença de integrantes das 42 comunidades quilombolas espalhadas por 26 municípios em todo estado, além de autoridades que atuam na temática.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar