Mundo

Covid-19: Johnson & Johnson envia dados de vacina para avaliação da Anvisa

VACINA Covid-19: Johnson & Johnson envia dados de vacina para avaliação da AnvisaO laboratório Janssen-Cilag, parte do grupo empresarial Johnson & Johnson, enviou para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de Submissão Contínua da vacina AD26.COV2.S, imunizante em desenvolvimento para combater a Covid-19.

O processo teve início nesta sexta-feira (27). Segundo a Anvisa, essa é a quarta vacina contra o novo coronavírus a entrar com um pedido do tipo. A agência afirma que todos os laboratórios com pesquisa de vacinas em andamento no Brasil já iniciaram o envio de dados.

Também são testadas no Brasil as vacinas Coronavac, Sputnik V e a da AstraZeneca/ Universidade de Oxford.

Na submissão contínua, os laboratórios devem apresentar os pacotes de dados de qualidade e de eficácia/segurança verificadas nos testes. A Anvisa tem até 20 dias para analisar os documentos, contados a partir da data do protocolo.

A submissão contínua ainda não é o pedido de registro da vacina, mas sim um envio antecipado de dados necessários para um futuro pedido de registro.

Em setembro, a Johnson & Johnson informou que aplicações da apenas uma dose da vacina experimental contra a Covid-19 produziran uma forte resposta imunológica nos ensaios clínicos de estágio inicial a intermediário – fases 1 e 2 dos testes.

Os experimentos, já em fase 3, foram interrompidos em todo o mundo em outubro após a descoberta de uma doença inexplicada em um participante do estudo nos Estados Unidos. Em 3 de novembro, a Anvisa autorizou a retomada dos testes com o imunizante no Brasil.

Na época, a Anvisa informou que avaliou as informações do Comitê Independente de Segurança e dados da Food and Drugs Administration -FDA (autoridade regulatória norte-americana) e concluiu que os estudos se mantêm favorável, na relação risco e benefício do imunizante.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar