CidadesDestaques

Criador do Brasão do municipio de Monteiro (PAULO NUNES) completa 19 anos de sua Morte

paulo-1-1024x758 Criador do Brasão do municipio de Monteiro (PAULO NUNES) completa 19 anos de sua Morte

Não poderíamos deixar de registrar, a passagem do aniversario de morte de uma pessoa que teve sua marca registrada na Historia de Monteiro-PB,  estamos falando de Paulo Nunes de Sousa, Pernambucano, radicado em Monteiro-PB.

Paulo Nunes ” Paulo Pintor” como era mais conhecido pelos amigos, foi uma figura impa na sua época, artista plastico, pintor, e boêmio,  onde fazia da boemia um estilo de vida inconfundível, quem teve a sorte de conviver com ele, sabe de como era brincalhão e cheio de peripécias.

Paulo Nunes veio ao mundo para deixá-lo mais colorido, deixou sua arte registrada pelos quatro cantos onde passou, várias casas de shows, inclusive o clube municipal Alexandre da Silva Brito, casas, e comércios da região. Nas paredes e painéis  pintou animais, plantas e coqueirais onde o colorido tropical predominava  ali encantando os olhos de quem via.

179-226x300 Criador do Brasão do municipio de Monteiro (PAULO NUNES) completa 19 anos de sua MorteE não para por aí Paulo, em meados de 1985 foi incumbido  de duas grande missões, a primeira de restaurar a bela Matriz de Nossa Senhora das Dores em Monteiro, ” que fez com maestria”  a segunda foi convocado pelo então vereador Romualdo Maia para criar o Brasão da nossa querida Monteiro. Automaticamente Paulo pegou uma caneta e rabiscou na palma da mão o que hoje é o nosso brasão.

Paulo Nunes na sua genialidade, “pensou” Nada melhor que nos representar do que a nascente do rio Paraíba, na serra do jabiraca, com o verde da serra onde o rio começa estreito depois alarga, como mostra o brasão, nele está escrito  FIDES ET AUDACIA “Fé e coragem”  sugerido por João Bosco Pereira. E assim foi criado e pintado por ele o que hoje representa a cidade de Monteiro. 

Paulo Nunes, nos deixou e partiu para colorir o infinito no dia 31 de março de 1997 deixando saudades naqueles que tiveram a honra de conhece-lo.

Deixou cinco filhos e viúva, sua esposa Maria do Socorro Sousa ” Professora”. Após sua morte a vereadora Betinha homenageou o artista dando o seu nome a uma rua da cidade, onde hoje reside sua esposa.

12910610_941595075953593_773774849_n Criador do Brasão do municipio de Monteiro (PAULO NUNES) completa 19 anos de sua Morte

img712 Criador do Brasão do municipio de Monteiro (PAULO NUNES) completa 19 anos de sua Morte

img715 Criador do Brasão do municipio de Monteiro (PAULO NUNES) completa 19 anos de sua Morte

img713 Criador do Brasão do municipio de Monteiro (PAULO NUNES) completa 19 anos de sua Morte
PAULO NUNES DE SOUSA      * 1942  + 1997

O pipoco

 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Um Comentário

  1. Ótima matéria. Para quem compartilha um pouco da história da arte, arquitetura em geral e não teve a oportunidade de conhecer, assim como eu não tive, sinto um enorme orgulho de sermos conterrâneo, que mesmo sem ser arquiteto transformava a nossa cidade com a ponta de um lápis e pincéis. Assim como Michelangelo deixou seus traços marcados na Capela Sistina, Paulo Nunes deixou sua marca no vasto ciclo do teto da Igreja Matriz patrimônio que temos e poucos se importam, pensamento voraz e traço consciente fez o nosso brasão municipal uma marca do que temos de real valor hoje “nascente do Rio Paraíba”, e infelizmente poucos dão o valor que se tem por merecer! Como estudante de arquitetura reconheço tuas habilidades e quem me dera ter te conhecido!

    https://f5paraiba.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar