DestaquesPolítica

Em Brasília, Anna Lorena participa de encontro e assina Pacto de Prefeitos pelo Clima e Energia

Encontro-de-Prefeitas-2-533x400 Em Brasília, Anna Lorena participa de encontro e assina Pacto de Prefeitos pelo Clima e Energia
A prefeita Anna Lorena cumpriu extensa agenda em Brasília participando do Encontro: A Liderança Política Feminina na Construção de Cidades Mais Humanas, Democráticas e Sustentáveis e também do Workshop: Prefeitas Brasileiras na Vanguarda da Ação Climática.

O evento teve início na terça-feira, 03 e encerra-se nesta quinta-feira, 05.

O evento se propõe a levar a reflexão sobre o atual momento em que pode-se observar claramente a força e consequência dos fenômenos da natureza. Neste sentido a prefeita Anna Lorena reuniu-se com prefeitas de capitais e do interior para firmar compromisso com políticas públicas sustentáveis.

Na quarta-feira (04), estiveram presentes no evento representantes da Embaixada da União Européia no Brasil, Instituto Clima e Sociedade, Fundação Avina, além de organizações de fomento como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e um encontro sobre mudanças climáticas, intitulado “Prefeitas Brasileiras na Vanguarda da Ação Climática”.

A ocasião marcou a primeira adesão coletiva de prefeitas ao Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia no país.

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, com a redução de seus impactos inevitáveis e a facilitação do acesso de todos à energia sustentável.

Os temas debatidos foram: a capacitação dos municípios participantes no desenvolvimento de seus inventários de emissões de gases de efeito estufa, a prestação de apoio técnico na implementação de um projeto piloto de energia e a promoção do intercâmbio de boas práticas em relação ao clima e às energias sustentáveis.

O objetivo do encontro é capacitar os municípios participantes no desenvolvimento de seus inventários de emissões de gases de efeito estufa, prestando apoio técnico na implementação de um projeto piloto de energia e promovendo o intercâmbio de boas práticas em relação ao clima e energias sustentáveis.

“As prefeitas participantes demonstram grande liderança e comprometimento na busca de soluções sustentáveis para suas cidades. Reuniões como esta do ICLEL e Instituto Alziras buscam reforçar e acompanhar seu trabalho para tornar seus territórios espaços de vida saudáveis para seus cidadãos”, disse o diretor do programa da IUC-ALC, Claudio Acioly Jr.

“O Pacto tem a ambição de ajudar e facilitar as cidades a começarem a ter controle das emissões de carbono. Temos que partir para uma estratégia e formular ações de mitigação e de adaptação. E temos que criar um processo para empoderar as prefeitas que aderiram ao Pacto e trazer para nossa agenda a questão da igualdade de gênero”, complementa.

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez, destacou o papel do bloco na equidade de gênero ao abordar o plano de ação da União Europeia. “A UE reconhece a resiliência das mulheres para o enfrentamento às mudanças climáticas como crucial e acredita que elas devem ser apoiadas como agentes ambientais. Estamos enfrentando esses desafios com políticas efetivas dentro e fora da União Europeia graças às cooperações com parceiros internacionais. As prefeitas presentes no evento serão as embaixadoras do clima no país”, afirmou.

Saiba quais são as prefeitas que assinaram o Pacto de Prefeitos pelo Clima e Energia:
1) Anna Lorena, Prefeita de Monteiro – PB
2) Camille Vasconcelos, Prefeita de Vigia de Nazaré – PA
3) Cinthia Ribeiro, Prefeita de Palmas -TO
4) Daniela de Cássia, Prefeita de Monteiro Lobato – SP
5) Débora Almeida, Prefeita de São Bento do Una – PE
6) Fátima Pacheco, Prefeita de Quissamã – RJ
7) Fernanda Hassem, Prefeita de Brasiléia -AC)
8)Jaqueline Coutinho (Prefeita de Sorocaba – SP
9)Karla Batista, Prefeita de Vila Nova dos Martírios – MA
10) Márcia Lucena, Prefeita do Conde – PB.
11) Selma Bastos, Prefeita de Goiás – GO –
12) Sisi Blind, Prefeita de São Cristóvão do Sul – SC
13) Tânia Terezinha, Prefeita de Dois Irmãos – RS
ASCOM
Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar