Política

Em nova coluna, Simorion Matos fala sobre transposição, política e outros assuntos

Simorion4-300x295 Em nova coluna, Simorion Matos fala sobre transposição, política e outros assuntosTRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO

Parece que o presidente Michel Temer está mesmo decidido a entregar prontas as obras da transposição do rio São Francisco – Eixo Leste, no primeiro semestre de 2017. No município de Monteiro os serviços estão avançados e, para alegria nossa, no sábado passado, na nossa ida para Princesa Isabel, pudemos constatar que no trecho entre as cidades pernambucanas de Sertânia e Custódia os trabalhos estão a todo vapor, numa área onde as obras até bem pouco tempo andavam a passos da tartaruga.
Quem conhece a importância do Velho Chico lembra a música de Luiz Gonzaga sobre a usina de Paulo Afonso: “Delmiro deu a idéia, Apolônio aproveitou, Getúlio fez o decreto e Dutra realizou”.
Parece que, com relação à transposição, poderemos ouvir brevementeesta nova versão musical: “Dom Pedro teve a idéia e Lula iniciou. Dilma prosseguiu a obra e Temer concretizou”.
DIPLOMAÇÃO
Deverá acontecer na sexta-feira, 16, em Monteiro, a solenidade de diplomação dos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador na 29ª Zona Eleitoral, compreendendo os municípios de Monteiro, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre e Camalaú.
PALITÓ PATROCINADO
O fenômeno eleitoral em Monteiro nas eleições de 2016, Courão da carrocinha, foi eleito vereador obtendo 784 votos gastando apenas R$ 572,50, fruto de doações. Sem ter dinheiro, Courão fez campanha porta-a-porta, não teve vergonha de dizer na sua propaganda que passou fome e que foi abandonado pela mulher. O seu slogam foi POBRE TAMBÉM É GENTE.  Para a sua diplomação, os amigos estão fazendo uma cota para comprar o palitó.
DE AVÔ PRA NETA
Quando receber o seu diploma de Prefeita de Monteiro nesta sexta-feira, Anna Lorena de Farias Leite Nóbrega – Lorena de Doutor Chico estará representando uma tradição familiar, como neta do deputado Josa Leite e filha do prefeito Dr. Chico.
Com certeza a jovem prefeita estará consciente da imensa responsabilidade de honrar o nome político do avô e do pai e de suceder Edna Henrique, a prefeita que em apenas 8 anos transformou Monteiro.
CANDIDATO RICARDISTA
Nem terminou direito a campanhas municipal e no moído já se comenta insistentemente que o governador Ricardo Coutinho pretende apoiar um candidato a deputado estadual na região polarizada por Monteiro, para fazer frente ao deputado João Henrique.
Os nomes mais cotados para levantar o estandarte laranja na região, são: Aristeu Chaves, Paulo Sérgio e Juraci Conrado.
Os girassóis comentam inclusive que, para essa empreitada, o nome de Aristeu Chaves caiu de cotação por conta da derrota eleitoral em Camalaú. Se for por isso, é bom lembrar que Conrado e Paulo Sérgio, juntos, foram derrotados em Monteiro por quase 3 mil votos.
INDEFINIÇÃO EM PRINCESA
Faltando pouco mais de 20 dias para a posse dos eleitos, ainda parece indefinido o quadro para escolha da nova presidência da Câmara Municipal de Princesa Isabel. O grupo do prefeito eleito Ricardo Pereira não fez maioria no legislativo, mas poderão ocorrer surpresas.
Perguntado no sábado passado sobre qual o nome mais cotado, o vereador eleito Valmir Pereira disse que nada está definido.
Em Princesa Isabel, respira-se política 25 horas por dia.
COISAS & CASOS
Quem pensar que Zé Limeira era doido, não conheceu o cantador monteirense Zé da Pedra. Certa manhã de domingo, numa roda de glosas que fazíamos semanalmente na casa do mestre Pinto do Monteiro, foi dado o mote EU QUERENDO TAMBÉM FAÇO, IGUALZINHO A ZÉ LIMEIRA.
Zé da Pedra não pensou duas vezes e soltou:
Eu vi Maria Bonita
Beijando os pés de Jesus
São José fazer cuscuz
Cozinhando na marmita.
Noé comeu Carmelita
Sansão dançou capoeira
E hoje a mulher rendeira
Caiu quebrando o cabaço
EU QUERENDO TAMBÉM FAÇO
IGUALZINHO A ZÉ LIMEIURAS
Contatos com a coluna: simorionmatos@gmail.com
VITRINE DO CARIRI
Por Simorion Matos

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo