DestaquesPolítica

Em resposta a ofício de Anna Lorena, Ministério afirma que transposição está em pré-operação

003-43 Em resposta a ofício de Anna Lorena, Ministério afirma que transposição está em pré-operação

O Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Nacional, Marcelo Pereira Borges, respondeu um ofício encaminhado pela prefeita de Monteiro, Anna Lorena, e explicou o motivo da suspensão do bombeamento de água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco para Paraíba.

O secretário afirmou que o bombeamento do Eixo Leste da Transposição encontra-se em pré-operação, e pode surgir a necessidade de serviços de manutenção e reparos nos canais e estruturas, porém, ressaltou que o bombeamento foi retomado no último dia 4 de julho, com previsão de 60 dias de testes.

Ainda em resposta a prefeita Anna Lorena, o secretário disse que existe um Consórcio Operador responsável pela pré-operação, manutenção, gestão ambiental, conservação e vigilância patrimonial das instalações de construção civil, dos equipamentos e dos sistemas elétricos, mecânicos e hidromecânicos do Projeto, e que entre as atribuições do Consórcio estão a realização de serviços de manutenção do canal, entre eles a retirada da vegetação em torno do canal e a realização de reparos nas placas de concreto.

A prefeita licenciada Anna Lorena, disse que espera o retorno imediato das águas da Transposição para Monteiro, tendo em vista a necessidade de água em vários municípios da região, além de Monteiro.

“Na nota que nos foi enviada, o Secretário Nacional disse que as interrupções temporárias no bombeamento não afetam a segurança hídrica da população da região de Campina Grande, que é atendida pelo Açude de Boqueirão, porém, não é só Campina Grande que necessita dessa água, nosso município e vários outros da região também precisam, tendo em vista que os principais reservatórios da nossa região já estão entrando no volume morto, e as chuvas que caíram esse ano não foram o suficiente para encher nossos açudes, então, esperamos o retorno imediato das águas do Rio São Francisco para nosso Estado”, disse a prefeita licenciada.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar