DestaquesParaíba

Golpe: Esquema em Pirâmide se alastra no Cariri Paraibano

piramide-300x178 Golpe: Esquema em Pirâmide se alastra no Cariri Paraibano

Quer Ser um Milionário? não estamos falando do filme   britânico de 2008 ganhador de 8 oscars, Filmado na Índia,  mas sim de um golpe que vem sendo aplicado novamente  em forma de piramide

Nossa redação obteve varias informações de que uma nova PIRAMIDE  está se alastrando em vários Estados do Nordeste em forma de leilão virtual , inclusive em nossa região no Cariri paraibano.   Com uma proposta através da promessa de dinheiro fácil, com retorno que nem os próprios bancos e outras instituições financeiras   reguladas por organismos públicos não  conseguem oferecer. Prometem  transformar  pessoas  em “MILIONÁRIOS”  em poucos  meses.

Porem muitas vitimas  vem caindo novamente nesse golpe, investindo  o dinheiro suado de trabalho duro em um negocio fraudulento sem retorno financeiro, mas devido a tentação de ganhar dinheiro fácil e a forma enganosa desses charlatões aplicarem  em suas vitimas, muita gente ainda acaba se rendendo a esses esquemas.

Há exemplo da cidade de Monteiro e de outras cidades do Cariri onde algumas  reuniões estão sendo realizadas, para divulgar e arrecadar novos seguidores dessa farsa.

Todos os anos aparecem vários golpes de multinível, que são empresas que funcionam segundo uma pirâmide financeira, onde o dinheiro pago pelos novos “investidores” serve para remunerar os antigos “investidores”, até que chegará um dia em que o numero de novos “investidores” é insuficiente para remunerar os antigos “investidores” ou é fechado pela justiça. Como no caso do TELEXFREE, BBOM, MultiClick ENTRE OUTRAS  enganadoras da fé alheia.

O PIPOCO

 

Saiba mais

Telexfree, BBom e Multiclick: por que pirâmides conseguem enganar tantas pessoas?

Nos noticiários atuais, temos visto a cada dia novas empresas sendo fechadas pela justiça, acusadas de praticarem o famoso esquema de pirâmide. Histórias de pessoas que venderam carros, fazendas, imóveis e até pegaram dinheiro com agiotas para entrar no famoso sonho de riqueza que esses esquemas prometem crescem aos montes.

Dados da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON) divulgados pelo site G1 apontam que, atualmente, há nove empresas sob investigação dos ministérios públicos de todo o país por apresentarem, segundo a MPCON, “fortes indícios” de formação de pirâmides, o que é considerado ilegal pela legislação brasileira. A “febre das pirâmides financeiras” é alimentada, ainda, pela “sensação emocional que apela para o consumo” – o que se torna sedutor aos brasileiros que encaram taxas de juros, inflação e taxas de câmbio cada vez mais altos e um sentimento de impunidade com quem pratica corrupção. Esses fatores proporcionam o surgimento de esquemas de pirâmide (também conhecidos como roda da fortuna, ou roda do sucesso). Se você ainda não tem familiaridade com esse termo, vou explicar.

piramides-financeiras-300x237 Golpe: Esquema em Pirâmide se alastra no Cariri Paraibano

O que é o esquema da pirâmide de Ponzi?

Esquemas de pirâmide são antigos, bem antigos. Mas vocês sabem quem foi o primeiro superstar das pirâmides? Não foi nenhum faraó. Foi o italiano Carlo Ponzi (ou Charles Ponzi, nome que ele adorou quando saiu da Itália e foi para os Estados Unidos). Nascido em Lugo, em 3 de março de 1882, ele emigrou para os States em 1903. Passou uma época no Canadá, onde foi preso por falsificação de cheques e voltou ao Estados Unidos com uma ideia na cabeça.

Os esquemas Ponzi normalmente são criados ao redor de operações financeiras ou comerciais para lá de obscuras e fantásticas. No Brasil, ficaram famosos casos envolvendo boi gordo, avestruz e outros bichos. Nos EUA um caso recente chamou muita atenção: Bernard Madoff criou um esquema Ponzi tão bem feito que durou muitos anos e enganou até instituições financeiras.

Mas essas operações são falsas, um mero chamariz. O que o esquema faz é simplesmente pegar o dinheiro das pessoas e, no momento certo, desaparecer com ele. No início, para dar mais credibilidade, os golpistas acabam honrando pedidos de resgate de quem pede para sair. Essas pessoas acabam contando para seus amigos e parentes que ganharam uma “grana fácil” o que encoraja outras pessoas a entrar. Viram “garotos propaganda involuntários” do esquema.

Por que o esquema de pirâmides atrai tanta gente?

O segredo está no fato de que quem entra tem que recrutar novos participantes para entrarem no golpe.

Basicamente o objetivo de cada nova vítima é:

  • Entregar determinado valor em dinheiro para os golpistas;
  • Conseguir novos participantes (vítimas) para que entrem no esquema através do pagamento de determinado valor.

Veja o gráfico abaixo e entenda porque o sistema acaba sendo insustentável e uma hora acaba quebrando:

 

1
10
100
1.000
10.000
100.000
1.000.000
10.000.000
100.000.000
1.000.000.000

Dá para perceber que uma hora ninguém mais vai entrar no esquema. É evidente que o risco se torna cada vez maior na medida em que mais pessoas vão entrando no golpe, já que a cada dia vai se tornando mais difícil conseguir recrutar novas pessoas para o esquema. Na verdade, esse sistema atrai muitas pessoas devido a 3 fatores principais:

Ganância – os sistemas normalmente prometem altos lucros em pouco tempo e apelam para o sentimental, tentando convencer as pessoas de que uma jornada de trabalho de 8 às 18 é perda de tempo. A ganância tem efeitos incríveis sobre o raciocínio e a capacidade de julgamento.

Trabalho fácil – uma proposta fabulosa dizendo que tudo que se tem a fazer é realizar algo que até uma criança de 5 anos faria, convence pessoas a entrar sem pensar duas vezes.

kit-dinheiro-online Golpe: Esquema em Pirâmide se alastra no Cariri Paraibano

Pode ser que alguns sejam ingênuos ao acreditar em tal promessa, mas o fato é que a maioria é malandro e pilantra mesmo. Já conhecem o esquema e não estão nem um pouco preocupados com o prejuízo financeiro que vão causar em outras pessoas.

Desonestidade da população – Estes esquemas existem porque há demanda de pessoas interessadas, os famosos “malandros”. Interessados nesses esquemas, incentivam a prática estimulando mais pessoas a fazerem o mesmo (aí entram os ingênuos, os incautos, os crédulos, os desavisados e os desinformados) que são ludibriados por estes golpistas. O objetivo dos “malandros” é pegar o lucro rápido e cair fora, pulando de pirâmide em pirâmide antes que elas estourem.

Empresas famosas de pirâmide

Telexfree – Empresa que prometia vender um plano de VOIP , que na prática não faz nada que o Skype já não faça de graça. Alegava ter sede nos EUA, mas foi descoberto pelo jornal A GAZETA que apenas alugava uma simples sala em um edifício de escritórios compartilhados. Além disso, ficou provado que não possuía licença para comercializar o VOIP regular na Anatel. Já falei sobre a Telexfree nesse artigo. Assim que a empresa foi fechada pela justiça, alguns de seus famosos divulgadores, como ator do filmeTropa de Elite, Sandro Rocha, já pularam para outras pirâmides, como é muito comum neste tipo de golpe.

BBom – embora aleguem que haja um produto – os famosos rastreadores – já foi provado que os supostos 1 milhão de rastreadores que a BBOM possui no mercado (já que cada divulgador possui 10 e já são mais de 100 mil no Brasil, de acordo com eles), o pais só tem demanda de consumo para cerca de 120 mil rastreadores por mês. A justiça também já interditou a empresa pois achou provas irrefutáveis de que pratica esquema de pirâmide.

Priples – neste caso, criaram uma rede social para tentar disfarçar o esquema. Já falei sobre ela neste artigo.

Monavie – Essa empresa alega que seu produto é um suco de açaí que custa 90 Reais. Se você também achou inacreditável, leia o post.

Multiclick – A justiça já encontrou indícios de que os donos da Multiclick eram os responsáveis por outra pirâmide que faliu, a famosa Mister Colibri, que lesou várias pessoas Brasil afora no ano passado.

 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar