Brasil

Haddad visita Lula para discutir próximos passos de candidatura

Fernando-Haddad-PT-SP-300x180 Haddad visita Lula para discutir próximos passos de candidaturaPouco mais de dois dias depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto, o petista receberá seu vice, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), na superintendência da Polícia Federal em Curitiba para discutir os próximos passos da chapa petista nas eleições de 2018.

O partido deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter Lula na disputa, mas o “sinal amarelo” está aceso, já que o TSE deu apenas dez dias ao partido para substituir o ex-presidente. Se, até lá, o ex-presidente não obtiver uma liminar, a legenda terá de decidir se promove Haddad ao posto de candidato ou se assume o risco de ficar de fora da eleição.

O PT conseguiu uma vitória na sexta-feira, durante o julgamento na Justiça Eleitoral, para se manter no horário eleitoral de rádio e televisão divulgando o ex-prefeito como uma espécie de “vice avulso”. Pela decisão da Corte, o partido não pode, enquanto isso, divulgar Lula como candidato. O ex-presidente está limitado a aparições na TV na condição de “apoiador”, ocupando um máximo de 25% do tempo do partido e sem pedir votos para si mesmo.

Quando o recurso chegar ao STF, baseado no argumento de que o petista ainda pode recorrer às cortes superiores e que ele possui uma liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU que obrigaria o Brasil a permiti-lo como candidato. A questão mais decisiva, segundo pessoas que atuam na Corte, diz respeito ao sorteio do relator.

veja

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar