Mundo

Incêndios na Grécia causam morte e forçam fuga de moradores

floresta-300x107 Incêndios na Grécia causam morte e forçam fuga de moradores

Incêndios florestais se alastraram sem controle em várias partes da Grécia nesta segunda-feira (23), destruindo casas, interrompendo o serviço em grandes vias de transporte e obrigando as pessoas a fugirem para se salvar.

Os serviços de emergência gregos disseram que uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas nos incêndios florestais. Pelo menos seis pessoas ficaram gravemente feridas, afirmou uma autoridade do Centro Nacional de Serviços Médicos de Emergência à TV estatal.

As autoridades gregas exortaram os moradores de uma região litorânea próxima de Atenas a abandonarem seus lares enquanto um incêndio florestal ardia com fúria, fechando uma das vias expressas mais movimentadas do país, detendo conexões ferroviárias e lançando colunas de fumaça sobre a capital.

No final da tarde um grande incêndio também irrompeu no norte e no leste de Atenas.

Um prefeito local disse ter visto ao menos 100 casas e 200 carros consumidos pelas chamas.

Helicóptero dos bombeiros sobrevoa incêndio florestal na cidade de Rafina, perto de Atenas, na Grécia, na segunda-feira (23) (Foto: Reuters/Costas Baltas)

Incêndios florestais não são incomuns na Grécia, mas um inverno relativamente seco criou as condições ideais para tais conflagrações.

Dezenas de pessoas morreram quando incêndios florestais devastaram o sul grego em 2007.

“Faremos tudo que é humanamente possível para controlá-lo”, disse o primeiro-ministro Alexis Tsipras durante uma visita oficial à Bósnia – mas deu a entender que tantos incêndios ao mesmo tempo precisam ser melhor analisados.

“Estou preocupado com as irrupções simultâneas no leste e no oeste de Ática”, disse.

Mais tarde Tsipras encurtou uma viagem a Bósnia e deve voltar para a Grécia.

O Exército foi convocado na tarde desta segunda-feira para ajudar a combater o fogo. Alguns voos, na maioria pousos, foram cancelados também de tarde devido à visibilidade baixa e desviados, disseram controladores aéreos.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar