DestaquesPolítica

Janela para troca de partido se fecha nesta sexta-feira; políticos deixam filiações para última hora

partidos1-300x156 Janela para troca de partido se fecha nesta sexta-feira; políticos deixam filiações para última horaA janela para troca de partidos será fechada nesta sexta-feira (18), e com isso, o dia promete ser de muita movimentação para os políticos que deixaram para mudar de legenda na última hora. Quem não é detentor de mandato tem até o dia 2 de abril, seis meses antes das eleições, para se filiar a uma agremiação partidária.

A ‘PEC da janela partidária, como ficou conhecida, foi promulgada pelo Congresso Nacional no dia 18 de fevereiro e abriu um prazo de 30 dias para mudanças de legendas. A desfiliação não será considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.

A janela de um mês vale para políticos eleitos pelo sistema proporcional, como deputados e vereadores. Senadores, presidente da República, governadores e prefeitos, por serem eleitos no sistema majoritário, podem trocar de partido quando desejarem.

blogdogordinho

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo