Política

João Azevêdo participa de Fórum dos Governadores do Nordeste, no Maranhão

joao_azevedo_walla_santos_1-520x347 João Azevêdo participa de Fórum dos Governadores do Nordeste, no Maranhão

O governador João Azevêdo (PSB) participa nesta quinta-feira (14) do encontro de governadores do Nordeste, desta vez, sediado no estado do Maranhão. O evento vai acontecer no Palácio dos Leões, em São Luís, onde Flávio Dino vai receber os demais oito governadores, e servirá para discutir parcerias para otimizar resultados e economizar recursos financeiros. Durante o Fórum em São Luís, será feita uma reunião específica para a criação do Consórcio Nordeste.

No encontro de governadores, o objetivo do consórcio é fazer parcerias em diversas áreas, como desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia e inovação, segurança pública, administração prisional e proteção do meio ambiente. Poderão ser feitas, por exemplo, compras compartilhadas entre os Estados, o que reduz os custos dos produtos e dos serviços.

Segundo programação divulgada pelo Governo do Maranhão, o Fórum terá três momentos distintos: pela manhã, os governadores fazem reunião fechada, a fim de tratar de assuntos pertinentes ao encontro. A partir das 13h30, eles darão entrevista coletiva para a imprensa sobre os temas tratados. Logo em seguida, fazem nova reunião – desta vez aberta – para a assinatura do protocolo de criação do Consórcio Nordeste.

Esse encontro em São Luís será o segundo do exercício 2019-2022. O primeiro foi em Brasília, no início de fevereiro.

Na ocasião, foi lançada a Carta dos Governadores do Nordeste, em que é solicitada solução imediata para o déficit de Previdência, sem impedir o acesso dos mais pobres a direitos básicos.

A carta também pede discussão aprofundada sobre segurança pública que envolva combate a facções criminosas, tráfico de armas e explosivos, além de controle maior sobre fronteiras; proposta para o Novo Fundeb; e retomada de assuntos federativos na Câmara e no Senado, como cessão onerosa, bônus de assinatura e securitização.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar