Cidades

Lajedo do Marinho’ vira Camping Rural em pleno Cariri paraibano

timthumb-10-300x218 Lajedo do Marinho' vira Camping Rural em pleno Cariri paraibano

Acampar em um lajedo, cercado pela paisagem típica do Cariri… Uma fogueira, uma boa roda de conversa e uma lua num céu estrelado com poucas nuvens. Acredite, essa experiência ímpar pode ser o estímulo para uma mudança de realidade. Foi isso que aconteceu com a comunidade de Distrito do Marinho que transformou a beleza natural do lugar em potencial turístico. A iniciativa gera renda e transforma a realidade das pessoas.

Estamos falando do Camping Rural do Lajedo do Marinho, que fica localizado no Distrito do Marinho, em Boqueirão, a 45 km de Campina Grande.

“Nosso diferencial é o acolhimento”, ressaltou o condutor Nadilson Valentim, um dos três responsáveis pelo Camping Rural do Lajedo do Marinho. “Como somos uma comunidade simples, todo mundo é muito receptivo. Aqui o turista se sente em casa, diferente da estadia em um hotel tradicional, onde não há muito entrosamento”, acrescentou.

Nadilson é ajudante de padeiro e, nos finais de semana, trabalha como condutor no camping com Francisco e Aluizio Plácido. O projeto é relativamente novo, começou há dois anos, mas já transformou a rotina da pequena comunidade, que, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem pouco mais de 1.200 habitantes.

O camping também está beneficiando o mercadinho do povoado, já que os turistas são levados até lá para comprar comida e água. Se quiserem, os visitantes podem apreciar o por do sol ao som de sax, ganham, assim, os músicos locais. O café da manhã, incluso no preço do camping, é fornecido pelas moradoras da comunidade.

“A ideia é fazer com que o dinheiro do turismo circule dentro da nossa comunidade”, destacou Nadilson. O Camping Rural do Lajedo do Marinho proporciona ao visitante o turismo de experiência. Lá é possível conhecer pinturas rupestres de índios cariris que viveram na região, fazer trilha e explorar a vegetação do Cariri paraibano. E claro, apreciar um magnífico nascer do sol.

“A paisagem é belíssima, diferente de tudo que já visitei”, contou a empresária italiana Daniela Libralato, que acampou recentemente no Lajedo do Marinho. “Irei voltar com certeza, porque me senti em casa. Fiz ótimas amizades. O lugar é realmente especial”, acrescentou. A divulgação do camping vem sendo feita apenas por meio das redes sociais. E mesmo assim, o local já recebeu turistas da Itália, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Peru e Venezuela.

A ideia de explorar turisticamente a área surgiu a partir do projeto Turismo Criativo de Vivências e Experiências do Sebrae Paraíba. Como a região tem uma beleza peculiar e um contexto histórico interessante, o órgão ofereceu aos moradores um curso de Trilhas Ecológicas com o instrutor Tadeu Ferreira. Nadilson, Francisco e Aluizio foram um dos 17 participantes.

Ao final do curso, Tadeu Ferreira comentou que a área do Lajedo do Marinho tinha potencialidade para ser transformada em camping rural. E então, os três amigos abraçaram a ideia. A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, ressaltou que, embora o órgão tenha dado apoio técnico para a concepção do projeto, ele só deu certo porque Nadilson, Francisco e Aluizio tiveram um olhar empreendedor.

“Lá é praticamente uma pousada a céu aberto, porque os rapazes montaram toda uma estrutura que proporciona conforto, sem que os visitantes percam o contato com a natureza”, destacou Amorim. O Camping Rural do Lajedo do Marinho tem banheiros ecológicos, iluminação, água encanada, fogão à lenha, mesas e bancos, Wi-Fi e as barracas são equipadas com colchonetes e travesseiros.

Ellyka Akemy – Jornal Correio da Paraíba

 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo