CidadesDestaques

Lorena recebe prefeitos do Cariri e representantes do MPPB para discutir extinção dos lixões

lorena-reunião Lorena recebe prefeitos do Cariri e representantes do MPPB para discutir extinção dos lixões

A manhã desta terça-feira, 12, foi bastante movimentada na Prefeitura de Monteiro onde a prefeita Anna Lorena recebeu o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, o procurador de Justiça, Francisco Sagres e o promotor de Justiça, Raniere Dantas e vários prefeitos e representantes de municípios do Cariri para debater as  alternativas para a aceleração da extinção dos lixões.

Os pontos abordaram as documentações, espaços físicos e a viabilidade da construção de galpões para reciclagem. Cada município teve seu caso tratado de acordo com suas peculiaridades. “Nós estamos aqui para orientar gestores e representantes em como transformar a realidade, para isso precisamos saber o que os senhores prefeitos querem fazer para que a coisa funcione e tenhamos no final uma conclusão onde todos possam sair satisfeitos. Temos o exemplo de Monteiro, onde está quase pronto e os outros municípios que estão em fase final dos projetos”, comentou o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico.

Dentre as soluções apontadas como unânimes entre os prefeitos estão a construção de um galpão para coleta seletiva, pátio de compostagem e células e rejeito. Ainda conforme as indicações dos representantes do MPPB, estão a criação de campanhas educativas e o incentivo à separação para coleta adequada do lixo reciclável, lixo molhado e rejeito.

Dentro da criação das campanhas educativas, os secretários de Saúde e Educação presentes foram incentivados a mobilizar professores, agentes comunitários de saúde e endemias para o engajamento da comunidade.

Ao fim dos direcionamentos e análises dos casos dos municípios, em acordo, ficou decidido que após a assinatura dos acordos de não-persecução penal com o Ministério Público da Paraíba, que acontecem nesta quarta-feira, 13, os professores , diretores, ACE e ACs, catadores e, estudantes participarão de uma audiência Pública no próximo dia 26 às 09 h no Centro Cultural Alexandre da silva Brito e representantes dos municípios, secretários de infraestrutura, procuradores jurídicos, engenheiros e equipes de licitações participem de uma reunião técnica na Promotoria de Justiça às 10 h do mesmo dia.

Para a prefeita Anna Lorena o momento proporcionou uma interação bastante positiva com os representantes do MPPB. “Tivemos a oportunidade de expor aqui todos os pontos significativos para que possamos concluir de fato todas as exigências. Com muito planejamento, conseguimos nossa meta e desejamos que todos os outros municípios também consigam alcançar o êxito. Vamos rumo a mais uma etapa”, concluiu.

Audiência Pública
O Convite do MPPB para a audiência pública estende-se para Agentes Comunitários de saúde, de Endemias, representantes religiosos, associação de bairros, professores e diretores das escolas Municipais e Estaduais, além de alunos da UEPB, IFPB e UFCG.
O evento acontece no Centro Cultural Alexandre da silva Brito às 09h.

Reunião Técnica
O Convite do MPPB para a reunião técnica estende-se para funcionários da área de licitação, infraestrutura, procuradoria jurídica e engenheiros.
O evento acontece na sede da Promotoria na Rua Gilverson de Araújo às 10h, todos também estão convidados a participar da abertura da audiência pública.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar