BrasilDestaques

Ministério anuncia testes de novo remédio contra coronavírus com possível eficácia de 94%

marcos-ministro-669x400 Ministério anuncia testes de novo remédio contra coronavírus com possível eficácia de 94%

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou nesta quarta-feira (15) o início de testes clínicos de um novo medicamento com possível eficácia de 94% contra o novo coronavírus.

Por meio da Rede Vírus, um grupo de cerca de 40 pesquisadores e cientistas de diversos laboratórios do Brasil iniciou uma pesquisa em remédios já existentes no mercado farmacêutico para avaliar duas mil moléculas capazes de combater a covid-19.

A proposta, conhecida como reposicionamento de fármacos, consiste então em analisar medicamentos já existentes que possam conter moléculas capazes de combater os efeitos da doença. Inicialmente, duas mil moléculas foram analisadas, diminuindo o número para seis possibilidades e finalizando em duas opções de remédios que podem ser usados, tendo um deles apresentado 94% de eficácia.

Segundo Marcos Pontes, a molécula em questão não possui efeitos colaterais graves e está disponível, inclusive, em formulações pediátricas.

“É importante tem a vantagem de pouco efeito colateral e pode ser empregado em grande faixa da população. Houve teste computadorizado, de inteligência artificial, em células in vitro e agora escolhemos essa molécula para começar os testes clínicos em pacientes.”

A testagem do remédio, que não terá o nome informado, já foi aprovada pela Comissão de Ética e será realizada em 500 pacientes, em sete hospitais do Brasil com dosagem diária por cinco dias e observação de nove dias. A testagem será feita em pacientes internados em hospitais, já que é necessário o acompanhamento diário.

De acordo o ministro, a escolha por não divulgar o nome do medicamento foi feita para que não haja na população uma “correria” para compra do remédio enquanto ele ainda não é testado nos pacientes. A expectativa é que o teste clínico seja finalizado em quatro semanas.

Jovempan

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar