DestaquesParaíba

MONTEIRO: Agentes de Combate a Endemias recebem capacitação para prevenção e combate ao Calazar

Agentes-de-Combate-a-Endemias-recebem-capacitação-para-prevenção-e-combate-ao-Calazar-5-520x390 MONTEIRO: Agentes de Combate a Endemias recebem capacitação para prevenção e combate ao Calazar
Os Agentes de Combate a Endemias – ACE’s do município de Monteiro, concluíram na última semana, uma capacitação em ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Leishmaniose Visceral, conhecida popularmente como Calazar. A capacitação teve início no dia 11 de outubro e a conclusão dos trabalhos se deu na última sexta-feira (25).

Os ACE’s fizeram o trabalho de campo utilizando técnicas de coleta manual e com armadilhas luminosas tipo CDC (Controle de Doenças Científicas). O trabalho em campo foi realizado nas comunidades rurais de Tingui e Várzea da Cruz. A metodologia empregada, consistiu na visita domiciliar de 10 residências por 3 noites consecutivas.

A doença, comumente notada em cães, é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

Os principais sintomas da doença são: febre de longa duração; aumento do fígado e baço; perda de peso; fraqueza; redução da força muscular e anemia.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar