DestaquesDiversas

MONTEIRO: UBS Comemora dia das crianças com ações de prevenção em saúde bucal

MONTEIRO_UBS-Comemora-dia-das-crianças-com-ações-de-prevenção-em-saúde-bucal-4-560x390 MONTEIRO: UBS Comemora dia das crianças com ações de prevenção em saúde bucal

Cerca de 60 crianças que são atendidas na Unidade Básica de Saúde – UBS 12, localizada na Rua do Bujão, em Monteiro, participaram nesta terça-feira(22), de uma comemoração especial relativa ao Dia das Crianças, com ações de prevenção à saúde bucal.

O evento foi realizado durante todo o dia, para que as crianças pudessem ter acesso aos serviços de saúde em horário de folga da escola e contou com o envolvimento de toda equipe daquela unidade de saúde. Além de brincadeiras, teatro de bonecos e música, as crianças receberam brindes e kit de escovação.

MONTEIRO_UBS-Comemora-dia-das-crianças-com-ações-de-prevenção-em-saúde-bucal-1-465x390 MONTEIRO: UBS Comemora dia das crianças com ações de prevenção em saúde bucalSob a Coordenação de Dr. Davi Lourenço, cirurgião dentista da Unidade, foram realizadas palestras educativas para as crianças e as mães, sobre a escolha certa do tamanho e da cerda da escova, prevenção de cáries, como evitar a formação de tártaros e placas bacterianas, além de ensinar como escovar os dentes e usar o fio dental corretamente e o uso de antissépticos.

Para as crianças, foram sugeridas algumas dicas para manter os dentes sempre saudáveis.

– Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).

– Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.

– Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.

– Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. – Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.

– Ir ao dentista para exames regulares.

As mães que acompanharam os pequenos, também receberam recomendações abaixo:

– Observe seu filho escovar os dentes. Auxilie-o até que ele se habitue ao seguinte:

– Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental.

– Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente.

– Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva.

– Escove com movimentos para frente e para trás.

– Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente.

– Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar