DestaquesParaíba

Mulheres pandeiristas falam sobre influência feminina na vida e obra de Jackson do Pandeiro

mulheres-pandeiro Mulheres pandeiristas falam sobre influência feminina na vida e obra de Jackson do Pandeiro

Várias canções famosas na voz de Jackson do Pandeiro mostram a influência das mulheres na vida do artista paraibano, cujo centenário é celebrado este ano. Além da forte presença nas personagens das letras das músicas, a obra do “Rei do Ritmo” faz despertar também o interesse feminino pelo pandeiro.

Em Campina Grande, quatro mulheres sentiram essa influência e aderiram ao instrumento de percussão. Uma delas é Vanusa Vieira, que despertou o interesse pela obra de Jackson do Pandeiro por influência do pai.

“Quem me influenciou mais foi meu pai, porque na época Jackson do Pandeiro visitava muito o bairro de José Pinheiro, em Campina Grande, e meu pai visitava o mesmo lugar que ele, ficava observando o jeito que Jackson tocava, cantava. Quando chegava em casa, ele acabava passando aquilo pra gente”, disse ela.

Outra jovem que teve influência para o gosto por pandeiro foi Sara Fernandes. “Meu pai toca pandeiro e assim me veio esse gosto musical. O pandeiro é mais forte”, disse a instrumentista.

Renally Lucas também é instrumentista, toca pandeiro e destaca a passagem das mulheres na obra de Jackson. “Almira, que foi a primeira esposa de Jackson, autora junto com Gordurinha, compuseram a música Chiclete com Banana. E ela, como incentivadora de Jackson, na parte da escrita ajudou ele. Ela foi quem ensinou ele a escrever o próprio nome”, disse.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar