Esportes

Neymar brilha, Barcelona faz 6 e elimina PSG de forma histórica na Liga

neimar-300x199 Neymar brilha, Barcelona faz 6 e elimina PSG de forma histórica na Liga

O que parecia impossível se tornou realidade no Camp Nou, nesta quarta (8), pela Liga dos Campeões da Europa, em uma das maiores viradas da história do torneio. Com um gol aos 49 min do segundo tempo, o Barcelona bateu o Paris Saint-Germain por 6 a 1 e avançou às quartas de final.

Após perder na França por 4 a 0, o time espanhol precisava ganhar em casa por pelo menos cinco gols de diferença para garantir a classificação. O início da equipe deu indícios de que a virada estava no ar.

A 30 minutos do fim, o Barcelona vencia por 3 a 0, com gols de Luis Suárez, Kurzawa (contra) e Lionel Messi. Bastava mais um gol para levar o duelo para a prorrogação. Mas o uruguaio Cavani esfriou o ímpeto dos donos da casa e deixou o PSG próximo de obter a classificação.

O mesmo atacante também foi o responsável por perder chance de frente para o goleiro Ter Stegen dois minutos mais tarde. O gol daria ainda mais tranquilidade ao time.

Virada histórica do Barcelona

Após desperdiçar outras oportunidades, os franceses viram Neymar se transformar no homem da partida. Faltando quatro minutos para o fim do tempo regulamentar, o Barcelona vencia por 3 a 1 e precisava fazer mais três gols. Foi nesse momento que o brasileiro mostrou porque é considerado um dos melhores jogadores do mundo na atualidade.

Aos 42 min, o atacante pediu a bola em uma cobrança de falta na entrada da área -o batedor oficial é Lionel Messi. Ele colocou a bola no ângulo direito do goleiro, que quase não se mexeu. Três minutos mais tarde, Luiz Suárez sofreu pênalti do brasileiro Marquinhos. Mais uma vez Neymar tomou a frente e fez a cobrança que normalmente seria de Messi, anotando o quinto.

“Com o gol de Cavani, nos vimos eliminados. Quando marcamos o quarto e converti o pênalti, retomamos a esperança”, afirmou o brasileiro após o confronto. “Essa foi a melhor partida que eu já joguei. Estou em um momento muito bom”, completou Neymar.

Ainda faltava mais um gol nos cinco minutos dos acréscimos dados pelo árbitro para o Barcelona conseguir a classificação. O jogo virou um duelo entre ataque contra defesa. Até mesmo o goleiro Ter Stegen abandonou a defesa e passou a jogar na linha, na esperança de desviar uma bola para dentro da rede adversária.

Após bolas alçadas na área do PSG, um lançamento de Neymar encontrou Sergi Roberto, que se esticou para fazer o gol decisivo pelo time que o revelou. “Hoje a torcida foi um jogador a mais. Essa vitória é para ela”, disse o meia.

Foi a segunda vez na história que um time conseguiu reverter uma vantagem de quatro gols em competição europeia sem precisar recorrer à regra de gols fora de casa como critério de desempate. A primeira havia sido na Copa da Uefa da temporada de 1961/1962, quando o Leixões (POR) virou sobre o La Chaux-de-Fonds (SUI).

SABOR ESPECIAL

Para o técnico Luis Enrique a classificação teve um significado ainda mais importante. Na semana passada, ele anunciou que não continuará no cargo na próxima temporada, após uma enxurrada de críticas pairarem sobre o seu trabalho.

Muitos, inclusive, já o classificavam como o responsável pelo maior vexame do Barça nos últimos anos: a eliminação nas oitavas de final. “Ninguém deixou de acreditar, apesar de não termos marcados na ida. Demos a volta por cima”, comemorou.

Em contrapartida, o técnico do PSG, Unai Emery, lamentou muito. O francês creditou a derrota principalmente às decisões da arbitragem. Segundo ele os dois pênaltis dados ao Barcelona foram “duvidosos” e acabaram prejudicando sua equipe.

O adversário do Barcelona na próxima etapa da Liga dos Campeões será definido em sorteio, marcado para o dia 17 de março. Também pela Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund recebeu o Benfica na tarde desta quarta-feira (8) e venceu por 4 a 0. Com o resultado, os alemães se classificaram.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as mais Recentes

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar