DestaquesParaíba

Novembro Azul: Em acções, Prefeitura de Monteiro oferta mais de 200 exames de PSA

Novembro-Azul_PSA4-225x300-225x300 Novembro Azul: Em acções, Prefeitura de Monteiro oferta mais de 200 exames de PSA

Durante todo o mês de novembro a Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Saúde, ofertou mais de 200 exames de PSA, sigla para antígeno prostático específico. O exame PSA é um dos primeiros e principais exames realizados quando há suspeita de câncer de próstata em homens que não apresentam sintomas ou mesmo que apresentam sintomas associados ao câncer.

Após a coleta sanguínea as equipes do Laboratório Municipal priorizam a entrega em três dias para que os pacientes já possam ir para a consulta com o urologista, que acontece nesta quinta-feira, 22, com os resultados em mãos.

“Uma das ações do Novembro Azul é justamente a coleta de sangue para o exame de PSA, que ajuda a quantificar o antígeno que vai dizer se existe a suspeita ou confirmação do quadro da doença. A entrega dos exames em um tempo bastante rápido também auxilia no momento da consulta, pois o médico já de pronto poderá avaliar a saúde do paciente que em caso positivo da doença já é encaminhado para o tratamento”, explica a diretora do Laboratório Municipal, Bruna Ferreira.

Durante a coleta de sangue também foi oferecido um café da manhã para os cerca de 120 homens que compareceram ao Laboratório.

Exame de PSA

O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Geralmente, os indivíduos saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml, porém este valor pode estar alterado ou estar ligeiramente aumentado com a idade, com a origem do indivíduo e com o laboratório onde a análise foi feita e, não significa em todos os casos que o indivíduo tem câncer de próstata.

No entanto, em caso de câncer na próstata, o valor de PSA também pode permanecer normal e, por isso, a suspeita de câncer deve ser sempre confirmada com outros exames de diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.

Ações Novembro Azul

As ações realizadas no Novembro Azul na cidade de Monteiro contaram com palestras e visitas em diversos locais como Batalhão de Polícia, Energisa, Vigilância em Saúde e Feira de Gado da cidade onde em todas as oportunidades foi disponibilizada a marcação de exames e consultas.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar