DestaquesDiversas

Números do grupo de oposição em Monteiro são inferiores aos da situação em todos os cenários

Monteiro-pb-300x225 Números do grupo de oposição em Monteiro são inferiores aos da situação em todos os cenários

Antes de lançar de forma totalmente antecipada um nome para a disputa das eleições de prefeito que ainda virão em 2020, o grupo comandado pelo deputado João Henrique em Monteiro deverá fazer uma análise fria dos números registrados na votação de 2018 e reavaliar os seus conceitos.

Mesmo se declarando, os grandes vencedores das eleições 2018, inclusive em programas de rádio de caráter institucional, não é esta a realidade apontada pelos números, que são fatos inquestionáveis.

A votação da ex prefeita Edna Henrique na cidade em 2018 foi de 7 961 votos. Em 2012, quando o eleitorado de Monteiro era bem menor, ela teve 9.260, e em 2008 em sua primeira eleição como prefeita, ela obteve 9.315, ou seja, uma votação cada vez menor (quase 2 mil votos a menos) mesmo com o aumento no numero de eleitores.

A votação de Edna Henrique em 2018 é superada pela soma dos candidatos apoiados pelos integrantes do grupo da base da atual prefeita Anna Lorena, à exemplo de Wellington Roberto, Wilson Santiago, Gervásio Maia, Aguinaldo Ribeiro, Benjamim Maranhão e Frei Anastácio que superam a casa de 8 mil votos totalizados.

Já o deputado estadual João Henrique também tem votação abaixo do somatório dos votos dos candidatos apoiados pelo grupo da atual prefeita.

João obteve 6 225 votos. Como Batinga teve 5 965(diferença de apenas 260 votos), e

Romualdo Quirino conseguiu 1 183, os apoiadores de Lorena tiveram pelo menos 7 148 votos, ou seja 923 votos a mais que o grupo de João Henrique.

Se acrescentarmos os votos de Inácio Falcão, Caio Roberto, Estela Bezerra, Daniel Henrique e Wilson Filho, todos com apoio de lideranças ligadas à prefeita Lorena, a diferença para João Henrique sobe para mais de 2000 votos,(2 065 para ser mais específico)

Vale salientar que se levarmos em consideração o apoio dos vereadores de cada uma das bases, em um cenário de votação baseado no último pleito e com a atual composição de cada uma das bancadas, hoje o grupo da prefeita Anna Lorena contaria com cerca de 8 594 votos, contra 2 593 dos vereadores da oposição, uma superioridade de mais de 6 mil votos,  isto contando apenas entre os vereadores eleitos, pois se colocarmos os votos dos suplentes a diferença seria ampliada.

Blog do Fabio Brito

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar