Mundo

ONU retira refugiados da Líbia para Itália

636495706360954741w-1-300x201 ONU retira refugiados da Líbia para Itália

A Organização das Nações Unidas começou a levar nesta semana refugiados da Líbia para a Itália, retirando-os de centros de detenção cujas condições foram condenadas por grupos humanitários como desumanas. As informações são da Reuters.

Centenas de milhares de imigrantes fugiram de conflitos ou de pobreza em casa e agora estão presos na Líbia, onde aguardavam traficantes de pessoas que, mediante pagamento, os levariam para a Europa via Itália.

Esta é a primeira vez que o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) na Líbia retirou refugiados diretamente para a Europa. Um avião militar italiano C-130 aterrissou ontem (23) em um aeroporto ao sul da capital carregando 110 mulheres e crianças, e um segundo voo era esperado com mais de 50 pessoas mais tarde nesta sexta-feira.

Os imigrantes africanos, incluindo muitas crianças pequenas, estavam com cobertores ou embrulhados em casacos conforme desembarcavam do avião em uma noite fria.

“Nós realmente esperamos que outros países sigam o mesmo caminho”, disse o enviado especial do Acnur para o Mediterrâneo Central, Vincent Cochetel, em comunicado após desembarque do primeiro avião.

“Alguns dos retirados sofreram tremendamente e estavam sendo mantidos presos em condições inumanas na Líbia. Cinco destas mulheres deram à luz enquanto em detenção, com assistência médica muito limitada”, disse Cochetel.

A Acnur estima que cerca de 18 mil pessoas estão sendo mantidas em centros de detenção para imigrantes que são controlados pelo governo de Trípoli e busca retirar até 10 mil pessoas no próximo ano.

Agência Brasil

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Não Permitido!
Fechar