Destaques

Parceria mantém projeto Umbu do Cariri em 2016

timthumb-3-300x218 Parceria mantém projeto Umbu do Cariri em 2016

O projeto “Umbu do Cariri” do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG continua atividades através de ações que vêm sendo executadas para viabilizar e expandir as suas ações em 2016. Para isso, as técnicas envolvidas na coordenação do projeto Carla Mailde (do Núcleo de Produção Agropecuária – NUPAGRO) e Dielle Filocre (da Coordenação de Projetos e Modernização Administrativa – CPMA), estão planejando e articulando parcerias com antecedência para que ocorra o mínimo de perdas do umbu em 2016 e para que haja a agregação de novas famílias ao projeto.

No último dia 25 de novembro, foi realizado um intercâmbio com catadores de umbu de comunidades rurais dos municípios paraibanos de Sumé e de Serra Branca, que tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de uma Unidade de Beneficiamento de Frutas da Agricultura Familiar da Cooperativa Regional de Produtores Rurais (COAPRODES) em Bananeiras, através de parceria estabelecida entre NUPAGRO, CPMA, Prefeitura Municipal de Sumé e a COAPRODES. A unidade de beneficiamento trabalha com mel e polpas de frutas.

O intercâmbio possibilitou que os próprios agricultores familiares articulassem mercado para a comercialização da safra do umbu em 2016, “sendo bastante significativo para esses agricultores envolvidos, o contato com outras experiências de sucesso da agricultura familiar, contribuindo para que eles passem a acreditar mais na organização social, no trabalho coletivo e para que reconheçam as suas próprias potencialidades”, destacou Mailde.

Carla Mailde enfatiza que o NUPAGRO vem cumprindo importante papel junto aos agricultores familiares dos municípios de Sumé e Serra Branca ao trabalhar com a cultura do umbuzeiro. “O umbuzeiro tem grande valor econômico, até então subaproveitado. Com o trabalho do NUPAGRO, as famílias estão tendo a oportunidade de utilizarem suas potencialidades para melhorar a renda da família e viver com mais dignidade na zona rural”, disse.

Para relembrar, o projeto “Umbu do Cariri” , iniciado neste ano de 2015, contou com a participação de 20 famílias das comunidades rurais de Caititu, Olho D’água do Padre e Duas Serras, as quais obtiveram rendimento de R$ 5 mil em apenas três semanas de coleta do umbu.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar