DestaquesParaíba

Prefeitos trancam prefeituras para protesto na “Praça do Meio do Mundo”

Tota-Guedes-300x300 Prefeitos trancam prefeituras para protesto na “Praça do Meio do Mundo”

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) puxou um protesto contra o governo federal nesta sexta-feira (5). O evento foi puxado para a Praça do Meio do Mundo, que fica no limite entre as cidades de Campina Grande, Boa Vista e Pocinhos. Ao todo, 200 gestores prometeram fechar a parte administrativa dos municípios e participar do ato. Eles protestam contra o atual Pacto Federativo, que concentra 70% do bolo tributário nas mãos do governo federal. “As prefeituras estão na ponta, são responsáveis pelos principais programas sociais, mas falta dinheiro”, ressaltou o presidente da Famup, Tota Guedes.

Os prefeitos de João Pessoa e Campina Grande, Luciano Cartaxo (PSD) e Romero Rodrigues (PSDB), respectivamente, foram para o evento. Os dois trabalham para garantir o apoio dos partidos de oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB) para as eleições de 2018. Eles, no entanto, descumpriram a determinação para fechar a prefeitura. Romero Rodrigues, inclusive, segundo a sua assessoria, foi ao ato para reivindicar mudanças na relação dos municípios com o Planalto, mas não para protestar. O tucano integra a base aliada do presidente Michel Temer (PMDB). A estimativa da Famup é que pelo menos 200 prefeitos compareçam ao ato.

Houve compromisso de prefeitos da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco para se fazerem presentes. Só do Rio Grande do Norte são esperados 70 prefeitos. O manifesto dos prefeitos terminará com a elaboração da Carta do Meio do Mundo, que será encaminhada para o governo federal. A revisão do Pacto Federativo está sem discussão no Congresso. O protesto dos prefeito servirá, também, como ato preparatório para a Marcha dos Prefeitos a Brasília, que vai ocorrer entre os dias 15 e 18 deste mês.

O PIPOCO com JORNAL DA PARAÍBA

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar