Cidades

Primeira Chance: Alunos de escolas estaduais ganham 40 vagas de estágio

joão-610x390 Primeira Chance: Alunos de escolas estaduais ganham 40 vagas de estágio

Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, lançou nesta terça-feira (28), pela manhã, no Hotel Hardman, em João Pessoa, o primeiro edital do Primeira Chance, programa estadual de incentivo à concessão de estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para egressos e estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Educação da Paraíba.

A chamada pública tem por objetivo o cadastro de empresas do setor de turismo, hospitalidade e lazer vinculadas à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que desejam receber estagiários bolsistas do Primeira Chance. O edital oferece 40 vagas de estágio para alunos do Ensino Técnico de seis escolas estaduais, dos cursos de Cozinha, Eventos, Administração, Comércio, Serviço de bar e restaurantes e Hospedagem.

Além do edital, foram assinados também Termos de Cooperação Técnica com a Superintendência Regional do Trabalho, Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), e Secretarias de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Segundo Antônio de Pádua, coordenador do Programa, o objetivo dos Termos de Cooperação é articular com esses órgãos os próximos editais, visto que cada órgão terá um setor que organiza os arranjos produtivos locais, sendo a ponte entre o programa e o setor produtivo. Pádua afirmou ainda que o próximo edital será para o setor de vestuário, moda e couro.

Em sua fala no evento, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou que “o programa, promessa de João Azevêdo, revela o investimento maciço que vem sendo feito na educação, ofertando a chance da primeira experiência profissional para alunos da Rede Estadual e egressos, envolvendo setores fortes e importantes, como o turismo. É uma honra poder fazer com que esse banco de talentos de jovens bem formados possa ajudá-los a entrar no mercado e continuar seu projeto de vida, ajudando a melhorar o serviço prestado por esses setores, contribuindo com o desenvolvimento do estado”.

O presidente da Abrasel, Arthur Lira, afirmou que “o Primeira Chance é a cereja do bolo, porque a Abrasel já tem o programa de estágio integrado, mas nenhum se compara a esse pelo fato de ser remunerado pelo próprio Governo do Estado. Sem falar que existe a inclusão socioeconômica para esses jovens. Hoje é um dia importante, ficamos felizes por sermos o segmento que primeiro está recebendo esse benefício”.

O representante da ABIH, Gustavo Paulo Neto, ressaltou a importância do programa para ambas as partes, os jovens que querem ingressar no mercado e também para as empresas que podem absorver a mão de obra e descobrir talentos. Falou ainda da importância de envolver duas instituições importantes para a economia do estado, se referindo à Abrasel e ABIH.

O evento contou com a presença de secretários de Estado, ABIH, Abrasel, CIEE, Sine, Ministério Público do Trabalho e empresários.

Primeira Chance – Além de uma oportunidade para alunos do ensino médio regular, pode ser a primeira chance para mais de 2.500 estudantes de cursos técnicos, e alunos egressos da Rede. Em 2018, a Paraíba já contou com 191 estagiários e 60 contratações nos cursos técnicos. Agora será montado um banco de talentos e os alunos terão duas vias de ingresso em estágios.

A primeira via é demanda das empresas e instituições que procurarão o banco de talentos de acordo com sua necessidade e será acompanhada pelo programa com mentoria e supervisão. A segunda via são editais lançados pelo Programa que garantirão mentoria, supervisão e bolsa. Esses editais serão abertos para áreas a partir das políticas de desenvolvimento setorial.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar