CidadesDestaques

Procuradores comentam denúncias de abandono da transposição em Monteiro

Transposição-São-Francisco Procuradores comentam denúncias de abandono da transposição em Monteiro

A procuradora da República Janaína Andrade, falou sobre as denúncias de abandono das obras da transposição do rio São Francisco pelo governo federal na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano.

Ela afirma que a obra não foi abandona pelo governo federal.

– Nesta perspectiva da população e dos próprios gestores locais, que desconhecem a concepção do projeto da transposição, pode se levar a crer que seria um abandono. Penso que não seria um abandono, a transposição é uma realidade embora sem efetividade. A transposição no Eixo Leste tem 217 quilômetros de canais e hoje o Açude de Poções que seria em tese beneficiado com a transposição está em obras. Isso, por si só, já retira um pouco dessa conclusão de que há um abandono. No tocante ao canal da transposição, os problemas que existem hoje existiam desde 2017, ainda quando houve a inauguração – explicou.

Segundo Janaína, diante das denúncias o Ministério Público Federal solicitou informações referentes à transposição.

– O Ministério Público Federal, na quinta-feira passada, expediu ofícios ao Ministério do Desenvolvimento Regional solicitando informações. O ministério tem prazo de 10 dias – disse a procuradora.

O procurador de justiça Álvaro Gadelha também comentou as denúncias. Ele acredita que não está havendo uma ação efetiva para manutenção da obra.

– Na verdade, tivemos uma obra que era para consumir R$ 20 bilhões. Com o PL 4, aprovado em 2019, foi destinado R$ 500 milhões para conclusão das obras. No âmbito do Eixo Norte falta 3% e no âmbito do Eixo Leste falta 2,4% para as obras serem consideradas realmente terminadas. Eu comungo plenamente com o pensamento da doutora Janaína de que dizer que há um abandono talvez não fosse uma realidade. Entretanto, dizer também que está havendo uma dinâmica do ponto de vista governamental para manutenção das obras a contento não é verdade – concluiu.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar