BrasilDestaques

Proibição de radares escondidos nas vias entra em vigor neste domingo

radares-moveis-nas-estradas- Proibição de radares escondidos nas vias entra em vigor neste domingoA partir deste domingo (1º), entram em vigor as novas regras para evitar que os radares fiquem escondidos nas vias. Uma delas é a que obriga a divulgação nos sites da autoridade de trânsito de todos os endereços e locais que são fiscalizados pelos equipamentos.

Mas, segundo o Ministério da Infraestrutura, os radares já instalados terão 12 meses para se adequar a partir de hoje. Com as medidas, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) busca educar, em vez de simplesmente punir infratores, em fiscalizações ostensivas no trânsito.

As mudanças foram publicadas na Resolução Nº 798, em setembro, pelo Contran. A nova resolução apresenta regras e critérios técnicos para instalação e uso de radares fixos ou portáteis, de forma a evitar que sejam instalados em locais pouco visíveis.

A norma determina que os locais em que houver fiscalização de excesso de velocidade por meio de medidores do tipo fixo sejam precedidos de sinalização, de forma a garantir a segurança viária e informar, aos condutores, a velocidade máxima permitida para o local.

Entre as mudanças implementadas estão também a proibição do uso de equipamentos sem dispositivo registrador de imagem; a restrição do uso do radar do tipo fixo redutor em trechos críticos e de vulnerabilidade de usuários da via, especialmente, pedestres, ciclistas e veículos não motorizados; e a publicação da relação dos trechos e locais aptos a serem fiscalizados nos sites da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.

R7

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar