Brasil

SP e RJ reabrem shoppings nesta quinta, após fechamento por mais de dois meses

1758_239DD0FCF341B8FB SP e RJ reabrem shoppings nesta quinta, após fechamento por mais de dois meses
Pessoas circulam por shopping center em Recife (PE)
05/05/2010
REUTERS/Bruno Domingos

As capitais São Paulo e Rio de Janeiro reabrem nesta quinta-feira (11) os shoppings da cidade, após permanecerem fechados por mais de dois meses devido à pandemia de coronavírus. A abertura acontece um dia antes do Dia dos Namorados, uma das datas comemorativas que mais movimenta o comércio no Brasil.

A reabertura dos shoppings, em ambas capitais, será acompanhada por diversas regras. No Rio de Janeiro, o espaço deverá funcionar com apenas 30% da capacidade do público e com horário de funcionamento reduzido, das 12h às 20h.

São Paulo também exige que o horário de funcionamento seja limitado. Os estabelecimentos poderão escolher entre funcionar das 6h às 10h ou das 16h às 20h.

Além da restrição nos horários, os shoppings devem cumprir medidas de segurança aptas para manter as regras de higiene e distanciamento social.

No Rio, continuam impedidas de funcionar quaisquer áreas de lazer dos shoppings, como lounges, áreas de jogos e espaços de recreação para crianças. Também não poderão ser oferecidos serviços de manobrista ou de aluguel de carrinhos para crianças e as portas devem ficar abertas, para aumentar a circulação de ar.

A utilização de máscaras para empregados e clientes é obrigatória, e o distanciamento social recomendado é de dois metros.

A Prefeitura pretende pedir aos shoppings que compartilhem seus sistemas de câmeras com o Centro de Operações Rio, que pode solicitar que guardas municipais apoiem o cumprimento das exigências.

Já em São Paulo, os shoppings e as lojas se comprometeram a receber apenas 20% da capacidade. A reabertura do varejo ocorre às vésperas do Dia dos Namorados, foi um pleito do setor que já teve as vendas prejudicadas na Páscoa e no Dia das Mães por causa da pandemia.

A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) divulgou uma carta aberta à população da capital paulista pedindo cautela na reabertura dos estabelecimentos.

“Se precisar ir ao shopping, vá com tranquilidade e respeite as orientações passadas pelos empreendimentos. Vá de máscara, faça compra programada, higienize as mãos com frequência e mantenha o distanciamento social”, diz no documento o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Coronavírus

São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo os dois estados com mais casos de coronavírus no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (10), São Paulo registra 156.316 casos da doença e 9.862 mortes.

O Rio de Janeiro registra 74.373 contaminados por Covid-19 e 7.138 mortes causadas pela doença. A cidade do Rio informou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI dedicados à Covid-19 é de 89%, quatro pontos percentuais a mais do que a registrada nesta terça-feira (9).

Apesar da flexibilização das medidas de isolamento, o Estado de São Paulo registrou nesta quarta-feira (10), pelo segundo dia consecutivo, número recorde de mortes diárias em decorrência do coronavírus, com 340 óbitos.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar