Cidades

Temperatura chega a 14 ºC em cidade do Cariri

4142858-300x225 Temperatura chega a 14 ºC em cidade do Cariri

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) registrou nesta quinta-feira (21) a temperatura mais baixa do ano no estado. Durante a madrugada, os termômetros marcaram 14 ºC na cidade de Cabaceiras, localizada na região do Cariri, a cerca de 200 quilômetros de João Pessoa.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, temperaturas abaixo dos 15 ºC são comuns nesta época do ano no Cariri. “Essa região se caracteriza pela amplitude térmica, com quedas significativas durante as madrugadas. Durante o inverno, em noites que o céu tem poucas nuvens, a radiação solar acumulada durante o dia escapa e aí acontecem os resfriamentos”, explicou.

O setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa também registrou baixas temperaturas em Monteiro (14,3 ºC), Areia (16,9 ºC), Campina Grande (17,8 ºC), Sousa (18,3 ºC), João Pessoa (19,5 ºC) e Patos (21,1 ºC). “Lembrando que em campo aberto, principalmente em locais com muito vento, a sensação térmica pode ser de até dois graus abaixo das temperaturas anotadas”, completou Marle Bandeira. As noites frias devem continuar até o final de agosto. A estação mais fria do ano acabará em 22 de setembro, às 11 horas e 21 minutos, quando começará oficialmente a primavera.

Chuvas

A expectativa da Aesa é de que os índices pluviométricos esperados neste inverno fiquem dentro da média histórica, cerca de 700 milímetros no Litoral, 500 milímetros no Brejo e 400 milímetros no Agreste, ou seja, 40% do total de precipitações do ano nestas regiões. Já no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, apresentam baixos índices pluviométricos nesta época do ano.

Açudes

Os 126 mananciais monitorados pela Aesa têm capacidade de acumular quase quatro bilhões de metros cúbicos de água. Nesta quinta-feira, 38 açudes estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total. Outros 34 estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 51 mananciais, com menos de 5% do volume. Além disso, três reservatórios estão sangrando.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar