DestaquesParaíba

Tremor é registrado no Nordeste, mas especialistas negam risco de tsunami

eoavnairn2j2vdamgxhngmpe7-623x390 Tremor é registrado no Nordeste, mas especialistas negam risco de tsunami

Um tremor de 5,8 graus de magnitude na escala Richter foi registrado no Oceano Atlântico, nas proximidades do Nordeste brasileiro, nesse domingo (4). O assunto virou tendência nas redes sociais e internautas levantaram a possibilidade de tsunami, o que já foi descartado por especialistas.

De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o epicentro foi a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1.100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km a Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. João Pessoa está a uma distância de 1.191 km do epicentro.

O evento foi registrado por várias redes sismográficas mundiais e também por aquelas que fazem parte da rede no Brasil. Ainda de acordo com o laboratório da UFRN, o hipocentro do tremor teve profundidade estimada em 10 km e a movimentação da falha foi do tipo sem rejeito deslocamento) vertical. Eventos com esse tipo de movimentação não têm potencial de gerar tsunamis, ressalta a nota divulgada pelo laboratório.

“Eventos sísmicos nessa região são comuns, pois trata-se de uma zona de borda de placas tectônicas. O hipocentro teve sua profundidade estimada em 10 km de profundidade e a movimentação da falha foi do tipo sem rejeito (deslocamento) vertical. Eventos com esse tipo de movimentação não têm potencial de gerar tsunamis. De qualquer maneira, é de vital importância o monitoramento desta região”, diz o comunicado.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira as mais Recentes

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar