Mundo

Trump diz que distribuição de vacina começará entre próxima semana e a seguinte

Donald-Trump Trump diz que distribuição de vacina começará entre próxima semana e a seguinteO presidente dos EUA, Donald Trump, disse, nesta quinta-feira (26), que a distribuição de vacinas contra a Covid-19 no país começará entre a próxima semana e a seguinte.

“As vacinas estão sendo entregues, vai começar literalmente na próxima semana e na semana seguinte”, disse Trump. O trecho da afirmação está na conta oficial do Youtube do presidente.

Falando em uma conferência a tropas americanas no exterior, em evento para marcar o Dia de Ação de Graças, o mandatário americano afirmou que a vacina será enviada inicialmente para funcionários da linha de frente, pessoal médico e idosos.

“Algumas pessoas chamariam de um milagre médico, é realmente um milagre. Poderia ter levado quatro ou cinco anos para fazer isso e normalmente teria levado quatro ou cinco anos só para obter a aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês). Nós nos empenhamos fortemente nisso”, acrescentou.

Trump não especificou a qual imunizante se referia, mas lembrou que “duas companhias já fizeram o anúncio, a terceira está para fazer e a quarta e a quinta farão em breve também”.

Recentemente, as farmacêuticas Moderna e Pfizer/ BioNtech anunciaram que seus imunizantes apresentaram eficácia acima de 90% em testes e é esperado que consigam aprovação das autoridades reguladoras dos Estados Unidos em breve.

Na última semana, a AstraZeneca também anunciou resultados de seus experimentos com a vacina desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford. Segundo pesquisadores, o preoduto apresentou eficácia média de 70% (podendo chegar a 90% dependendo a dose), mas apuração da CNN americana indica que desconfianças sobre falta de transparência e inconsitências nos testes podem atrasar uma eventual aprovação para uso nos Estados Unidos.

Na última semana, o chefe do programa de vacinas contra a Covid-19 dos Estados Unidos, Moncef Slaoui, disse à CNN que os americanos podem receber as primeiras vacinas contra a Covid-19 a partir de 11 de dezembro.

O responsável do governo pelo desenvolvimento de uma vacina condicionou o início da vacinação à aprovação da Pfizer por um comitê, que se reúne no dia 10 de dezembro.

Moncef Slaoui disse que, se aprovada a vacina, a imunização pode começar no dia seguinte. O plano é distribuir as vacinas a locais de imunização dentro de 24 horas após a aprovação — o que pode ocorrer em 11 ou 12 de dezembro.

(Com informações de Jeff Mason e Matt Spetalnick, da Reuters)

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar