Mundo

Trump indica ex-secretária de Bush para pasta de Transportes

16334343-300x204 Trump indica ex-secretária de Bush para pasta de Transportes

O presidente eleito Donald Trump indicou nesta terça-feira (29) Elaine Chao como sua secretária de Transportes.

Nascida em Taiwan, ela será a terceira mulher no primeiro escalão de seu governo, junto com a próxima secretária de Educação, a filantropa e advogada Betsy DeVos, e a governadora da Carolina do Sul e filha de imigrantes indianos, Nikki Haley (nomeada embaixadora dos EUA na ONU).

Carolyn Kaster/Associated Press
16334343 Trump indica ex-secretária de Bush para pasta de Transportes
Ex-secretária de Trabalho, Elaine Chao, chega à Trump Tower; ela foi nomeada para Transportes

Chao foi secretária de Trabalho nos oito anos da gestão George W. Bush. Antes de ser confirmada no novo posto, passará por sabatina no Senado, o que é de praxe para posições no gabinete presidencial.

Seu nome levanta dúvidas de quão sério Trump falava quando, na campanha, prometeu “drenar o pântano”, referência à cúpula do poder que prometia varrer de Washington.

Chao é casada com o líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, e vista como parte do establishment que o empresário dizia desprezar. Ela também faz parte do conselho de diretores do Wells Fargo, um dos grandes bancos americanos.

À frente dos Transportes, poderá ter um papel crucial no plano trilionário que o presidente eleito sugere para reconstruir a infraestrutura do país ao longo de dez anos. Parte da proposta inclui novos ou refeitos aeroportos, rodovias, portos e pontes.

Sua pasta também coordena a reação federal a novas tecnologias da área, como carros com direção automática (sem motorista) e drones.

A biografia de Chao é destacada em comunicado da equipe de transição do presidente eleito: a imigrante que chegou aos EUA “sem falar uma palavra em inglês” e que ganhou cidadania aos 19.

Em seu site, Chao, a mais velha de seis irmãs, conta que uma delas quase morreu na jornada para os EUA, adoentada num navio sem médicos.

“Ela tem uma história de vida incrível e ajudou incontáveis americanos ao longo de sua carreira no serviço público”, afirmou Trump.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar