DestaquesEsportes

Vaqueiro Monteirense é destaque na Capital

ze-da-galinha-300x288 Vaqueiro Monteirense é destaque na Capital

O vaqueiro Monteirense Jose Ricardo Santa Cruz (zé da galinha), vem sendo destaque na capital Paraibana e colecionando prêmios. Jose Ricardo Santa Cruz tem como principal atividade a vaquejada.

No ano de 2016 o vaqueiro conquistou prêmios nas vaquejadas dos Circuitos AVAPB e AvaJP, entre as premiações o monteirense ganhou três motos. No inicio deste ano de 2017 foi segundo colocado na primeira etapa da AvaPB no parque Bem Mais.

Considerada um esporte, a vaquejada é uma atividade que ocorre na região Nordeste do nosso país, como no Rio Grande do Norte, em Pernambuco, no Ceará, na Paraíba, na Bahia, no Sergipe, entre outros. Embora típica dessa região, também podemos encontrá-la no Rio de Janeiro e em Minas Gerais (região Sudeste). No entanto, o berço das Vaquejadas é a cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

Durante a competição, dois homens, a cavalo, perseguem um boi, até emparelhá-lo entre seus cavalos. O objetivo é levar o animal às duas últimas faixas de cal, marcadas no chão onde ocorre a competição. Nesse local, o boi deve ser derrubado pelo puxador, um dos vaqueiros. Este tem a função de puxar o rabo do boi, derrubando-o dentro da faixa apropriada. O outro vaqueiro, o batedor de esteira, tem a função de levar o boi para o derrubador, empurrando-o com as pernas do seu cavalo.

Outra peça fundamental para a competição é o juiz, este atua como árbitro, posicionando-se no alto da faixa onde o boi será derrubado. Dependendo do local em que o animal caia, pontos são somados ou não à dupla. Se o boi for derrubado dentro da faixa própria para esse fim, com as quatro patas para o ar, o juiz grita para o público: “Valeu Boi” (pontos são somados à dupla). Caso isso não aconteça, ele fala: “Zero Boi”(a dupla não consegue somar pontos).

Atualmente, o peão de rodeio, bem como o das vaquejadas, é considerado atleta profissional. Graças à lei nº 10.220, de 11 de abril de 2001. Da mesma forma, o evento ganhou força nos últimos anos, sendo considerado por vários empresários de todo o país uma atividade próspera e lucrativa. Além de ser vista como um grande evento popular, atraindo um público enorme.

 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo