DestaquesEmprego

Veja 10 dicas para conquistar uma vaga temporária de fim do ano

temporario-vagas-599x400 Veja 10 dicas para conquistar uma vaga temporária de fim do ano

Com a proximidade das festas de fim de ano, muitos trabalhadores ficam entusiasmados com as oportunidades de emprego temporário que essas datas trazem. Afinal, é grande o número de empresas que reforçam seus quadros de funcionários neste período. O setor de comércio, por exemplo, deve abrir 103 mil vagas temporárias em todo o Brasil até dezembro, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

O número representa 44 mil a mais que as oportunidades geradas no mesmo período do ano passado. “O momento é bom para quem busca recolocação ou o primeiro emprego e as chances são maiores para quem tem qualificação”, afirma Tiago de Oliveira Coiado, consultor de carreira do Cedaspy, rede de escolas de capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

Entre as funções mais procuradas pelos empregadores estão as de ajudante, vendedor e atendente de loja. O especialista esclarece que todo tipo de experiência é válido para as oportunidades que surgem no final do ano. Para Tiago, as vagas temporárias têm essa característica por causa da urgência na contratação.

Além disso, Coiado ressalta a importância da qualificação também para se candidatar às oportunidades ocasionais. “Os empregadores dão preferência para os profissionais mais capacitados, mesmo na contratação temporária porque, geralmente, são os que mais trazem resultado para a empresa”, explica. O sucesso desse público ainda pode ser maio, já que também é o que mais ganha chance de efetivação.

10 dicas para conquistar uma vaga temporária

  • Mantenha seu currículo atualizado
  • Candidate-se a vagas compatíveis com as suas habilidades
  • Não minta na entrevista de emprego
  • Mostre-se disponível e disposto a cumprir metas
  • Seja organizado e prestativo
  • Mantenha a pontualidade e use roupas adequadas ao cargo e empresa contratante
  • Trabalhe em grupo e conserve a boa comunicação com os colegas de trabalho
  • Aproveite a oportunidade para ganhar experiência e estabelecer contatos
  • Faça uma autoavaliação e invista nos seus pontos fortes
  • Prepare-se com cursos de especialização e capacitação

Primeiro emprego – Vaga temporária

O período de festas também é um dos melhores para quem busca o primeiro emprego. O especialista do Cedaspy explica que as vagas temporárias podem proporcionar um importante ganho de vivência prática para o jovem trabalhador. “Dessa forma, quebra-se uma das principais barreiras na contratação de quem está iniciando a carreira, que é a falta de experiência”, destaca.

A ausência de bagagem profissional ainda pode se transformar em problema quando o assunto é currículo. “Neste caso, é preciso dar maior destaque para as habilidades pessoais e os diferenciais oferecidos para o cargo no qual se quer atuar. Mencionar cursos preparatórios e a vivência em estágio também ajuda a se destacar”, diz o especialista. Segundo ele, topo tipo de experiência é bem visto pelo empregador, mesmo que represente a parte prática oferecida por um curso de capacitação.

Como fazer um currículo atrativo para uma vaga de emprego

Muitos candidatos são vetados para uma vaga de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

JC

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar