Manchester United e Chelsea “morrem” abraçados em 2015
No clássico da crise, o empate era o resultado óbvio. Jogando em seus domínios, no Old Trafford, o Manchester United chegou ao sexto jogo sem vitória no Campeonato Inglês. Já o Chelsea segue sem vencer com seu novo técnico, alcançando o segundo empate consecutivo. O 0 a 0 desta segunda-feira (28) complica ainda mais a esperança dos dois times de conseguirem vagas nas competições europeias.
Em rota de colisão com a imprensa inglesa, Louis Van Gaal fez quatro mudanças no Manchester United para tentar voltar a vencer: Rooney, Darmian, Schweinsteiger e Schneiderlin começaram como titulares, nos lugares de Memphis, Fellaini, Carrick e Jones. Mas de nada adiantou.
Em entrevista depois da partida, Van Gaal negou um possível pedido de demissão depois do empate e afirmou que pretende continuar no comando do Manchester United. “Não há nenhuma razão para eu me demitir. Talvez a imprensa queira isso, mas não farei”.
“Confio na direção do clube e só posso continuar trabalhando com meus jogadores e vocês podem ver que eles estão lutando por mim. Mesmo com esse resultado, fomos aplaudidos. Então não posso dizer que estou preocupado, mas no futebol nunca se sabe (sobre uma possível demissão)”, completou.
Na melhor chance do Manchester United no primeiro tempo, Martial acertou a trave de Courtois depois de passar fácil por Ivanovic e chutar rasteiro. Na segunda etapa, coube ao goleiro do Chelsea evitar o gol: Martial cruzou rasteiro e Herrera apareceu na pequena área para desviar. O arqueiro belga fez grande defesa para evitar o gol.
Rooney culpou a falta de sorte pelo empate: “O time criou muitas oportunidades. Os jogadores estão próximos e unidos”, disse ele, que ainda ressaltou o fato de o time “se esforçar pelo técnico Van Gaal”. O holandês é questionado no cargo por não conseguir desenvolver trabalho vitorioso no United.
Em seu segundo jogo no comando do Chelsea, Guus Hiddink não pôde contar com dois de seus principais jogadores: Diego Costa, suspenso, e Fàbregas, com febre. Em contrapartida, Eden Hazard, recuperado de lesão, esteve em campo para tentar liderar a equipe.
A melhor chance, no entanto, veio com Pedro e depois Azpilicueta. Aos 3 minutos do segundo tempo, o atacante chutou no canto direito e De Gea se esticou para defender. No rebote, o defensor mandou para o gol e o goleiro espanhol mais uma vez evitou o tento.
Com o resultado, o Manchester United permanece na sexta colocação, com 30 pontos, mas deve ver a diferença para o primeiro time na zona de classificação para a Liga dos Campeões aumentar: o Manchester City tem 35 e enfrenta o Leicester na terça-feira (28).
Já o Chelsea, atual campeão nacional, segue sem calvário. O time está na 14ª colocação, com apenas 20 pontos, um a mais que o Swansea, primeiro time na zona de rebaixamento do Campeonato Inglês.
Na próxima rodada, o Manchester United joga mais uma vez dentro de casa, contra o Swansea, em 2 de janeiro. Um dia mais tarde, o Chelsea visita o Crystal Palace.