Secretaria de Saúde começa a aplicar vacina contra vírus H1N1 em Monteiro
A vacinação nesta etapa será disponibilizada para os cidadãos que fazem parte do grupo prioritário, que é composto por crianças de 06 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional.
As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação, porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação.
Segundo a secretária de Saúde de Monteiro, Vivianne Ferreira, a antecipação da vacinação para este grupo, é uma determinação do Ministério da Saúde, que também é o órgão que define quem faz parte do grupo prioritário.
“A população em geral, não precisa se alarmar, pois a vacinação para o público em geral será muito em breve, inclusive com o dia D da campanha já confirmado para o dia 30 deste mês”, acrescentou a secretaria.
A campanha teve início apenas com dois grupos prioritários porque o Ministério da Saúde ainda não encaminhou o total de vacinas que a Paraíba deverá receber para esta campanha. Até o momento o Estado recebeu 240 mil doses da vacina, o que corresponde a 24% do total de um milhão de doses a serem encaminhadas pelo MS.
A vacinação contra a gripe é a forma mais eficiente para a redução do impacto da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação é uma resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a circulação de amostras dos vírus. Segundo a pasta, a constante mudança dos vírus Influenza requer monitoramento global e frequente reformulação da vacina.