Mundo

Filho de Bin Laden ameaça se vingar pela morte do pai

16092576-300x227 Filho de Bin Laden ameaça se vingar pela morte do pai

Um dos filhos do líder da rede terrorista Al Qaeda Osama bin Laden, morto em 2011 em uma operação americana, prometeu vingança contra os Estados Unidos, segundo mensagem de áudio divulgada na internet.

Hamza bin Laden prometeu continuar a batalha do grupo terrorista contra os EUA e seus aliados em um discurso de 21 minutos intitulado “Nós somos todos Osama”, segundo o grupo de monitoramento de atividades terroristas on-line Site.

Associated Press/CNN
16092576 Filho de Bin Laden ameaça se vingar pela morte do pai
Imagem da CNN de 2002 mostra Bin Laden rodeado por seguranças supostamente no Afeganistão

“Nós vamos continuar atingindo vocês e mirando vocês em seu país e no exterior em resposta à opressão das pessoas de Palestina, Afeganistão, Síria, Iraque, Iêmen, Somália e o resto das terras muçulmanas que não sobreviveram à sua opressão”, diz Hamza.

“Quanto à vingança da nação islâmica pelo xeque Osama, que Alá tenha piedade. Não é vingança por Osama, o indivíduo, mas vingança por aqueles que defenderam o islã”, continua.

Bin Laden foi morto em seu esconderijo no Paquistão por uma tropa de militares americanos em 2011. A morte do fugitivo número 1 do mundo foi um duro golpe na organização terrorista, responsável pelos ataques de 11 de Setembro.

Documentos apreendidos no esconderijo de Bin Laden mostram que os aliados do líder terrorista tentaram reuní-lo com Hamza, que está sob prisão domiciliar no Irã.

Hamza, hoje em seus 20 anos, passou vários anos ao lado de Bin Laden no Afeganistão antes dos ataques de 11 de Setembro, e posteriormente no Paquistão, para onde boa parte da liderança da Al Qaeda fugiu diante da ofensiva americana no país vizinho, em retaliação ao ataque.

AFP-nov.2001
1619253 Filho de Bin Laden ameaça se vingar pela morte do pai
Imagem da TV de Al Jazeera mostra Hamza bin Laden em foto de 2001

Apresentado “oficialmente” pelo novo chefe da organização, Ayman al-Zawahiri, em uma mensagem de áudio no ano passado, Hamza é considerado uma voz jovem para contrapor os líderes mais velhos, que têm tido dificuldade em inspirar militantes a se unir à causa.

“Hamza dá uma nova cara à Al Qaeda, uma que diretamente conecta com o seu fundador. Ele é um inimigo perigoso e articulado”, diz o analista Bruce Riedel, do Instituto Brookings.

Folha

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar