Acompanhados pelos professores Cristian Fabrício, Daniela Barreto, Lúcia de Fátima Araújo, Iracira José da Costa, José Herculano Filho, Whelson Oliveira de Brito e a técnica em edificações Janaina Anne Mota Melo, os alunos de Construção de Edifícios, na última quarta-feira (10/08/16), fizeram uma visita técnica ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), no Eixo Leste, entre Monteiro-PB e Sertania-PE.
Assessorados pelo coordenador geral do Eixo Leste Marcílio Lira de Araújos e o engenheiro Vaico Oscar Preto Filho, fiscal do PISF (Projeto de Integração do Rio São Francisco), os alunos acompanharam minuciosamente a visita técnica no canteiro de obras da Transposição.
A obra do PISF tem como principal objetivo garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente e consiste na construção de canais, galerias, aquedutos, barragens, estação de bombeamento, túneis, pontes, entre outras obras de arte.
Nos dias 03 e 10 de agosto de 2016 foram realizadas visitas técnicas à obra do eixo leste, situada entre municípios da Paraíba e Pernambuco, contemplando cerca de 90 alunos do Curso de Construção de Edifícios com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e verificar atividades práticas de campo além de conhecer parte da maior obra de infraestrutura hídrica do país.
Para gerenciar esta obra, primeiramente foi feita a divisão dos trechos em WBS (Work Breakdown Structure) desde a tomada d’água em Petrolândia-PE até Monteiro-PB, onde terá seu destino final no rio Paraíba. E foi a partir do ponto final da Transposição que teve início nossa visita técnica e percorremos o canal até a sexta estação de bombeamento, no estado de Pernambuco. Mas, antes de iniciar esse trajeto, fizemos uma visita à fábrica de pré-moldados, instalada nos arredores de Monteiro-PB, onde são produzidas as peças estruturais do canal fechado, tendo uma produtividade de 40 peças diárias, empregando cerca de 240 pessoas, trabalhando durante 24 horas.
No Eixo Leste a água da transposição deságua no rio Paraíba, enchendo os açudes Poções, em Monteiro, Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e a barragem de Acauã, em Itatuba-PB.
Veja as fotos.