Aconteceu neste mês de maio na cidade de Monteiro um curso de atualização do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica ministrado pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente da Saúde) para os profissionais da Atenção Básica da Saúde do município, beneficiando mais de 100 profissionais.
Hojeo município de Monteiro está aderido ao Programa das equipes de Saúde da Família, atenção básica parametrizadas, saúde bucal e também Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Em Monteiro estão no PMAQ 11 Equipes da Assistência Básica, 09 Equipes de Saúde Bucal e 01 Equipe do NASF somando 100,00% de todas as equipes da cidade.
O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.
O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e agora está em seu 3º ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a PNAB.
A organização do evento é da Secretaria de Saúde e Atenção Básica que está iniciando ciclo de educação permanente com o núcleo de educação permanente do município. As capacitações ocorrerão todos os meses com todos os funcionários do município para que haja sempre um trabalho harmônico, segundo explicou Ana Paula Oliveira, secretária de saúde.