Exumação revela bigode intacto de Salvador Dalí
Os restos mortais do pintor surrealista Salvador Dalí estão bem conservados de acordo com especialistas que participaram da exumação nesta sexta-feira (21). O corpo haviam sido embalsamado, em Figueres, na Espanha.Segundo eles, o famoso bigode do artista estava intacto, mesmo 28 anos depois da morte.
“O bigode estava na posição clássica, marcando dez horas e dez minutos”, disse o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach, durante entrevista no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, Girona.
O corpo foi exumado por ordem do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser sua filha. Abel submeteu-se ao exame de DNA em 11 de julho, em Madri. A exumação ocorreu na noite desta quinta-feira (20). Foram extraídas amostras de cabelo, unhas, dentes e ossos.A decisão foi anunciada em 20 de junho, para obtenção de amostras do corpo do artista.
O jornal El País afirmou que os resultados dos exames de DNA deverão ser anunciados no início de setembro, pouco antes da audiência sobre a paternidade, marcada para 18 de setembro.
O corpo do pintor, falecido em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos, está sepultado no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, na região de Girona.
Segundo a Fundação Gala-Dalí, se os exames de DNA confirmarem o parentesco, sua filha poderá receber 25% do patrimônio do artista no momento da morte. O prejudicado seria o Estado espanhol, herdeiro universal designado por Dalí.
Abel, nascida em Figueres em 1956, alega ser fruto de uma relação de Dalí com a mãe dela, que ele teria conhecido em Cadaqués, Girona, quando trabalhava como empregada de uma família que passava temporadas naquele povoado. Se a paternidade for confirmada, ela será a única filha conhecida do artista catalão.
G1