Radiotelescópio será instalado na PB para pesquisa de fenômenos espaciais
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá integrar um consórcio internacional para a construção e operação de um radiotelescópio na Paraíba que permitirá avanços em pesquisas astrofísicas.
De acordo com o professor Luciano Barosi, da Unidade Acadêmica de Física, o equipamento, que inicialmente seria construído no Uruguai, será instalado na Paraíba. “Ainda não foi definido o local exato. Provavelmente será no Sertão”, adiantou.
O projeto, denominado Bingo (sigla em Inglês para Oscilações acústicas de Baryon em Observações de Gás Neutro), é liderado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, e conta com colaboradores no Brasil, Suíça e Uruguai.
O radiotelescópio não terá partes móveis. Contará com dois espelhos de aproximadamente 40 metros de diâmetro cada. Com o equipamento, pesquisadores de vários países pretendem obter informações sobre diversos fenômenos espaciais, como a distribuição das galáxias, a expansão do Universo e a quantidade de matéria escura.
Apresentação
A assinatura do convênio com a UFCG deve acontecer nas próximas semanas. Na próxima sexta (18), no auditório do Bloco CY2, haverá uma apresentação do projeto a pesquisadores interessados em participar do experimento.
“A construção, manutenção e análise dos dados dependem de uma equipe multidisciplinar e consideramos importante que membros da comunidade acadêmica da Paraíba estejam diretamente envolvidos”, observou Barosi.