“Na Paraíba pouca coisa mudou com a Transposição”, diz MPF
A procuradora da República, Janaína Andrade, considerou, nesta segunda-feira (4), que pouca coisa mudou na Paraíba com a Transposição das Águas do São Francisco.
Durante audiência pública do Ministério Público Federal (MPF) para discutir a revitalização do Leito do Rio Paraíba, a procuradora lembrou que o açude de Boqueirão não tem recebido recarga de água e isso preocupa Campina Grande e demais cidades do Cariri que precisam ter seus problemas de falta d’água resolvidos.
“É justamente esse laço temporal, de oito de março até quatro de dezembro, que iremos trazer a reflexão. No nosso entender, pouca coisa mudou. O próprio açude de Boqueirão está há cerca de vinte dias com a mesma recarga de água. Isso é prejudicial para o abastecimento não só de Campina Grande, mas de todos os municípios”, afirmou.
Janaína Andrade também alegou que o Rio Paraíba, por si só, precisaria passar por uma revitalização e agora mais ainda por causa da chegada da Transposição.
Ela disse ainda que das demandas firmadas com os municípios para a questão do saneamento básico, apenas Monteiro tem cumprido 80% delas. As demais ainda estão em tratativas com o MPF.
Com Roberto Targino e Bruno Lira