Exames de vista e avaliações oftalmológicas gratuitas serão oferecidas pela Prefeitura Municipal de Monteiro através da Secretaria de Saúde em parceria com a ONG Olhar Pelo Próximo a toda população interessada, incluindo bebês recém-nascidos até dois anos de idade.
A parceria está inserida na Semana de Saúde Visual que oferecerá Avaliação de Acuidade Visual, Exame de Refração Completa (medida de grau), Exame dos Movimentos Oculares, Exames da parte Anterior dos Olhos (Fundoscopia), Exame de Biomicroscopia, Medição de Pressão Intraocular e Teste do Olhinho para bebês de 0 a 02 anos.
Os documentos necessários para garantir os exames oferecidos pela Secretaria de Saúde são: RG – Identidade, CPF, Cartão do SUS, Número de telefone e endereço completo.
A triagem acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de janeiro no Anexo da Escola Tiradentes localizada ao lado da Cagepa nos horários das 08 às 12h e das 14 às 17h.
Problemas de visão podem levar à perda de emprego, dificuldades sociais, dor e custos com quedas e acidentes. E apesar dos exames oftalmológicos de rotina ajudarem a detectar os primeiros sinais de perda de visão e a evitarem a progressão de algumas doenças oculares, são poucos os adultos que efetivamente fazem suas consultas anuais.
Os olhos são realmente uma janela para o corpo. Um exame oftalmológico adequado pode, muitas vezes, alertar o oftalmologista para a presença de uma doença grave subjacente, como diabetes, esclerose múltipla ou mesmo um tumor cerebral.
A ONG
A Olhar pelo próximo, tem uma estrutura de exames e consultas com equipamentos de última geração utilizando em seus atendimentos gratuitos: Auto Refratores, Tonometrosde Sopro, s Tonometros de Aplainação, um Retinografo, Oftalmoscopios , Retinoscopios, Refratores Greens e Lampadas de Fenda. Tudo isso para o para melhor diagnostico proporcionando fácil acesso aos cuidados com a saúde visual. A premissa da instituição é não medir esforços de trabalho no que diz respeito, a solidariedade, ajuda humanitária, bem-estar social e acima de tudo, “Olhar pelo Próximo”.
O PIPOCO